Vitamina C contribui para a formação de colágeno, previne infecções, melhora cicatrização de feridas entre outros benefícios
Imagem editada e redimensionada de Wouter Meijering, está disponível no Unsplash
A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que é encontrada em muitos alimentos, especialmente nas frutas e nos legumes. Ela é conhecida por ser um potente antioxidante, além de ter efeitos positivos na saúde da pele e na função imunológica.
A vitamina C também é vital para a síntese de colágeno, tecidos conectivos, ossos, dentes e pequenos vasos sanguíneos. Os sintomas de deficiência nessa vitaminaincluem sangramento nas gengivas, contusões frequentes e infecções, má cicatrização de feridas, anemia e escorbuto (confira aqui estudos a respeito: 1, 2).
Como o organismo humano não é capaz de sintetizá-la, é preciso obter a vitamina Cpor meio da alimentação. Confira quais são os alimentos ricos em vitamina C:
1. Acerola
Apenas meia xícara (49 gramas) de acerola (Malpighia emarginata) fornece 822 mg de vitamina C, ou 913% da IDR (Ingestão Diária Recomendada).
Estudos em animais usando extrato de acerola mostraram que ela pode ter propriedades de combate ao câncer, ajudar a prevenir danos na pele causados pelo raios ultravioleta e até mesmo diminuir os danos ao DNA causados por dietas desequilibradas (confira aqui estudos a respeito: 3, 4, 5).
Apesar destes resultados promissores, não existem estudos baseados em humanos sobre os efeitos do consumo de acerola.
2. Rosa Mosqueta
A rosa mosqueta é uma fruta pequena e doce de cor rosa carregada de vitamina C.
Aproximadamente seis frutos de rosa mosqueta podem fornecer 119 mg de vitamina C, ou 132% da IDR (confira aqui estudo a respeito: 6).
Aplicar óleo de rosa mosqueta na pele também pode ser uma ótima forma de usufruir do benefícios da vitamina C. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Benefícios do óleo de rosa mosqueta e para que serve”.
3. Pimenta
Uma pimenta verde contém cerca de 109 mg de vitamina C, ou 121% da IDR. Uma pimenta vermelha, por sua vez, fornece cerca de 65 mg ou 72% da IDR (confira aqui estudos a respeito: 7, 8).
Além disso, as pimentas são ricas em capsaicina, o composto responsável pelo seu sabor picante. A capsaicina também pode reduzir a dor e a inflamação (confira aqui estudo a respeito: 9).
Há também evidências de que aproximadamente uma colher de sopa (10 gramas) de pó de pimenta vermelha pode ajudar a aumentar a queima de gordura (confira aqui estudo a respeito: 10).
4. Goiaba
Uma única goiaba contém cerca de 126 mg de vitamina C, ou 140% da IDR, sendo particularmente rica de antioxidante licopeno (confira aqui estudo a respeito: 11).
Um estudo de seis semanas envolvendo 45 pessoas jovens e saudáveis descobriu que comer 400 gramas de goiaba por dia reduz significativamente a pressão arterial e os níveis de colesterol total confira aqui estudo a respeito: 12).
- Benefícios da goiaba e do chá da folha de goiaba
5. Limão
Um limão inteiro, incluindo sua casca, fornece cerca de 83 mg de vitamina C, ou 92% da IDR (confira aqui estudo a respeito: 12).
Conheça mais benefícios dessa fruta na matéria: “Benefícios do limão: da saúde à limpeza”.
6. Laranja
Uma laranja de tamanho médio fornece cerca de 70 mg de vitamina C, que é 78% da IDR (confira aqui estudo a respeito: 13).
Amplamente consumidas, as laranjas representam uma porção significativa da ingestão de vitamina C na dieta ocidental.
Conheça mais benefícios da laranja na matéria: “Benefícios da laranja integral e do suco de laranja”.
7. Tomilho
O tomilho fresco tem três vezes mais vitamina C do que as laranjas.
Polvilhar de uma a duas colheres de sopa (3-6 gramas) de tomilho fresco em sua refeição pode fornecer á sua dieta cerca de 3,5 a 7 mg de vitamina C(confira aqui estudos a respeito: 14, 15).
8. Salsa
Duas colheres (8 gramas) de salsa fresca contêm 10 mg de vitamina C, fornecendo 11% da IDR (confira aqui estudo a respeito: 16).
A salsa é uma fonte significativa de ferro não heme. A vitamina C aumenta a absorção desse tipo de ferro, o que ajuda a prevenir e tratar a anemia por deficiência de ferro (confira aqui estudos a respeito: 17, 18).
Confira outros benefícios da salsa na matéria: “Salsa: benefícios e para que serve seu chá”.
9. Kiwi
Um kiwi médio contém 71 mg de vitamina C, ou 79% da IDR (confira aqui estudo a respeito: 19).
Estudos mostraram pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo, diminuir o colesterol e melhorar a imunidade (confira aqui: 1 , 20).
Um estudo em 30 pessoas saudáveis com idade entre 20 e 51 anos descobriu que comer de dois a três kiwis todos os dias durante 28 dias reduziu a viscosidade das plaquetas em 18% e reduziu os triglicerídeos em 15%, o que pode reduzir o risco de coágulos sanguíneos e derrame (confira aqui estudo a respeito: 21).
Outro estudo em 14 homens com deficiência de vitamina C descobriu que comer dois kiwis por dia durante quatro semanas aumentou a atividade dos glóbulos brancos em 20%. Os níveis sanguíneos de vitamina C normalizaram após apenas uma semana, tendo aumentado em 304% (confira aqui estudo a respeito: 22).
Fonte:
Equipe Ecycle