Notícias

Alinhamento da lua, terra e sol alinhados poderá ser visto de João Pessoa

Compartilhe:     |  3 de agosto de 2014

A terra, a lua e o sol estarão alinhados neste domingo (3), às 19h, e podem ser visualizados pelas lunetas do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A observação acontecerá no Terraço Panorâmico da Torre Mirante, terceiro pavimento, e a entrada é aberta ao público. É importante lembrar aos visitantes que as observações dependem das condições climáticas da noite.

O professor e astrônomo, Marcos Jerônimo, explicou que esse fenômeno acontece na quarta fase da lua crescente ou “quarta crescente”, como ficou mais conhecida. A quarta fase crescente da lua ocorre quando a lua, sol e a terra estão alinhados em um ângulo aproximadamente reto, de modo que vemos apenas metade do disco lunar, no período em que a parte iluminada está em crescimento.

“Uma das melhores fases de observação lunar é justamente quando a lua se encontra em sua quarta fase, porque no hemisfério norte, a metade direita do disco está iluminada, enquanto no hemisfério sul, a metade esquerda do disco ilumina-se durante esta fase”, acrescentou o professor, Marcos Jerônimo.

A exibição dos astros é feita no laboratório de astronomia e é meramente contemplativa, ou seja, são apresentadas ao público histórias e curiosidades sobre o universo e sua evolução.

Serviço:

Observação dos Astros

Alinhamento dos planetas ou quarta crescente

Domingo (3)

Hora: 19h

Local: Terraço Panorâmico da Torre Mirante da Estação Cabo Branco

Entrada gratuita

Informações: 3214. 8303 – 3214.8270



Fonte: Secom/PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como deixar o seu cachorro mais feliz

Leia Mais