Notícias

Ameaçado de extinção, peixe-boi é encontrado na região de Praia do Forte, na Bahia

Compartilhe:     |  31 de outubro de 2020

Um peixe-boi foi encontrado no mar de Praia do Forte, em Mata de São João, região metropolitana de Salvador, na manhã desta quinta-feira (29). De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, a espécie está ameaçada de extinção. Um vídeo feito por banhistas mostra o animal bem perto da faixa de areia.

O local aonde ele apareceu fica perto da base do Projeto Tamar. O projeto informou que uma equipe do Instituto Mamíferos Aquático (IMA) está responsável por monitorar a situação e decidir o que deve ser feito com ele.

O IMA informou ao G1 que, inicialmente, a equipe vai deixar o animal no mar mesmo, já que ele não aparenta ter nenhum problema de saúde. Ainda não há informações sobre todas as características do peixe-boi e nem o que pode ter levado ele para a região.

Segundo a Fundação Mamíferos Aquáticos, pelas imagens, o animal é o Tinga, um peixe-boi apelidado por esse nome, que nasceu em 2002 no Ceará, onde havia encalhado. Ele foi resgatado pela AQUASIS e depois transferido para o Centro Mamíferos Aquáticos em Pernambuco, onde foi criado até ser devolvido à Natureza.

O Instituto Baleia Jubarte orienta que as pessoas mantenham distância do animal para não estressá-lo e não tentem dar comida ou água a ele. Essas ações são passíveis de multa, conforme decreto federal.

Peixe-boi

Ameaçado de extinção, peixe-boi é encontrado em mar na região de Praia do Forte — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Ameaçado de extinção, peixe-boi é encontrado em mar na região de Praia do Forte — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Segundo Milton Marcondes, médico veterinário e um dos coordenadores do Instituto Baleia Jubarte, existem quatro espécies de peixe-boi no mundo. Tem o peixe-boi africano, o dugongo, encontrado no oceano Índico, o peixe-boi marinho e o peixe-boi amazônico, estes dois últimos encontrados no Brasil.

Segundo Milton, no país, o peixe-boi era visto, originalmente, pelas praias do Espírito Santo (ES) até às águas do extremo norte do país. Por causa da caça, ele acabou sendo extinto nos estados de Espírito Sanra, na Bahia e em Sergipe.

Atualmente, de acordo com Milton, as populações nativas do peixe-boi só são encontrados a partir do estado de Alagoas para a região norte do país. O veterinário explicou que alguns peixes-boi que foram resgatados e reintroduzidos na natureza chegam na Bahia debilitados ou explorando as áreas da região.



Fonte: G1 Bahia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais