Geografia Ambiental

América do Sul – Equador

Compartilhe:     |  11 de julho de 2015

O Equador, oficialmente República do Equador (Espanhol: República del Ecuador) é um país da América do Sul, limitado a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental, o Equador possui também as ilhas Galápagos, a cerca de 960 km do território continental, sendo o mais próximo daquelas ilhas. Seu território de 283 560 km² é cortado ao meio pela Linha do Equador. Sua capital é Quito, todavia a maior cidade e a mais importante economicamente é Guayaquil.

Geografia

O Equador é um dos menores países da América do Sul e, com o Chile, o único que não partilha fronteira com o Brasil. A paisagem é dominada pelos Andes, que atravessam o centro do país no sentido norte-sul, com altitudes que chegam aos 6 267 m no Chimborazo (praticamente no centro do país). A leste dos Andes, cerca de 1/4 do território está integrado na bacia amazónica, e a oeste estende-se uma das mais extensas planícies costeiras da costa sul-americana do Pacífico.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/69/Guayaquil_Malecon2000.JPG/800px-Guayaquil_Malecon2000.JPG

A capital, Quito, localiza-se nos Andes e não é a maior cidade do país. Esse título cabe a Guayaquil, um porto de mar no golfo de Guayaquil, no sudoeste.

Guayaquil: região do portoO clima varia com a altitude, sendo tropical no litoral e na Amazónia e tornando-se cada vez mais frio à medida que a altitude aumenta, nos Andes.

O Equador também possui, além, o arquipélago das Galápagos (Ilhas Galápagos) situado a uns 1000 km ao oeste do continente.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c6/Galapagos_archipelago_250m.jpg/800px-Galapagos_archipelago_250m.jpg

No Equador se distinguem fundamentalmente quatro zonas:

A Costa: Faz parte do “Chocó biogeográfico”. Se localiza ao oeste do país, é una zona plana e fértil de escassa altitude. Nesta zona se encuotra a maior cidade do Equador: Guayaquil

A Serra: Correspondente a parte equatoriana dos Andes, divide de norte a sul o país em duas partes. De grande altitude, com alguns picos com mais de 6000 metros, possui também vários vulcões ainda ativos como o Tungurahua cuja última erupção tueve lugar em 1999. Sobre a cordilheira andina se assentam algumas das mais importantes cidades equatorianas: sua capital Quito, Cuenca, Riobamba, etc.

O Oriente: Ao leste deo Equador se encontra uma parte da Floresta Amazônica. De clima húmedo e quente.

Vulcões e montanhas do Equador

Montaña Altura (msnm)
Chimborazo 6.310
Cotopaxi 5.897
Cayambe 5.790
Antisana 5.758
Altar 5.320
Illiniza 5.248
Tungurahua 5.023
Cotacachi 4.944
Guagua Pichincha –

Parque central de RiobambaParques Nacionais do Equador
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/60/Ecuador_Riobamba_ParqueMaldonada.JPG/800px-Ecuador_Riobamba_ParqueMaldonada.JPG
Parque Binacional El Cóndor
Parque Nacional Cajas
Parque Nacional Cotopaxi-El Boliche
Parque Nacional Cuyabeno
Parque Nacional Galápagos
Parque Nacional Ilinizas
Parque Nacional Llanganates
Parque Nacional Machalilla
Parque Nacional Sangay
Parque Nacional Sumaco-Napo-Galeras
Parque Nacional Podocarpus
Parque Nacional Yasuní

Demografia

A demografia do Equador é etnicamente diversificada. Os mestiços de espanhóis e ameríndios são o maior de todos os grupos étnicos, representando mais de 65% da população atual. Os ameríndios são o segundo grupo étnico em número, e representam aproximadamente 25%. Os brancos são principalmente criollos latino-americanos, descendentes puros dos colonizadores espanhóis, e são 7% da população. Uma pequena minoria de negros de origem africana e também de mulatos e zambos constituem o restante.

Apesar da maioria da população equatoriana estar fortemente concentrada na região da Sierra (região montanhosa do centro do país) apenas um século atrás, atualmente está bem dividida entre aquela área e a região da Costa (litoral).

A migração em direção às cidades — particularmente os grandes centros urbanos — em todas as regiões aumentou a população urbana para cerca de 55% do total do país. O Oriente (região amazônica) que cobre cerca de metade do país, permanece escassamente povoado, representando cerca de 3% da população do país. Nela se situam vários afluentes do rio Amazonas.

População: 13.710.234 (est. Jul. 2003)

Grupos étnicos: mestiços de ameríndios e espanhóis 65%, ameríndios 25%, descendentes de espanhóis e outros 7%, negros e mestiços de negros 3%

Religião: Catolicismo 95%

Línguas: espanhol (oficial), línguas indígenas (especialmente o quíchua)

Fonte: Wikipédia



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais