Geografia Ambiental

América do Sul – Perú

Compartilhe:     |  5 de março de 2017

O Peru é um país da América do Sul, limitado a norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia ao sul pelo Chile e ao oeste pelo Oceano Pacífico. Capital: Lima. O Peru é um pais membro da Comunidade Andina.

Geografia do Peru

O Peru situa-se no oeste da América do Sul, nas margens do Oceano Pacífico Sul, entre o Chile e o Equador. Também faz fronteira com a Colômbia, o Brasil e a Bolívia.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cd/Justice_Palace.jpg/800px-Justice_Palace.jpg

As planícies costeiras ocidentais (conhecidas como costa) estão separadas pelas terras baixas orientais cobertas pela Machu Picchuselva da bacia do Amazonas (a selva) pelas altas e escarpadas montanhas dos Andes (a sierra). Na fronteira com a Bolívia situa-se o lago Titicaca, o lago navegável de maior altitude do mundo, a 3 821 m.

Clima no Peru O Perú possui grande variedade de temperaturas, paisagens e ecosistemas. Na costa quase nunca chove, em geral, existem duas estações: a quente e a fria. A estação quente vai desde 15 de novembro até fins de março. A estação fria se apresenta desde o mês de abril até a primeira quinzena de novembro, durante esta estação existe muita umidade. Na serra e na selva, a diferença da costa, a temporada de chuvas é mais quente, acontece desde a primeira quinzena de novembro até fins de março, a temporada fria entre abril e a segunda quinzena de novembro.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/69/Marinera_Norte%C3%B1a.jpg

Demografia

O Peru é um dos três países das Américas em que os povos indígenas constituem a maioria da população – os outros dois são a Bolívia e a Guatemala. Quase metade de todos os peruanos, 45% da população, são ameríndios. Os dois maiores grupos étnicos indígenas são os quechua e, em número um pouco menor, os aymará.

Lima – Vista Noturna do Palácio de JustiçaAlém destes dois grandes grupos existem várias dúzias de pequenas tribos ameríndias espalhadas pelo país, ao longo dos Andes e na bacia amazónica. Os mestizos, termo que designa pessoas de sangue misto ameríndio e europeu (majoritariamente espanhol), constituem cerca de 37% da população. Os peruanos de origem europeia são cerca de 15% da população. Existem também números menores de pessoas de origem africana e, recentemente, também de ascendência japonesa e chinesa.

América do Sul

A América do Sul é um subcontinente que compreende a porção meridional das Américas. Sua extensão é de 17.819.100 km², abrangendo 12% da superfície terrestre, porém só tem 6% da população mundial. Une-se a América Central, ao norte, pelo istmo/canal do Panamá. Tem uma extensão de 7.400 km desde o mar do Caribe até o cabo de Hornos.

 



Fonte: Wikipedia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

O pet precisa de suplementação alimentar equilibrada

Leia Mais