Notícias

Analista ambiental do ICMBIO concede entrevista ao Espaço Ecológico

Compartilhe:     |  9 de julho de 2015

A entrevista do programa Espaço Ecológico, neste sábado (11), será com Priscilla Amaral. Ela é bióloga, mestre em Ecologia e Conservação e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO.

A bióloga vai falar sobre a fauna ameaçada no Brasil e na Paraíba e quais as razões que levam a extinção de animais.

A analista ambiental do ICMBIO também vai comentar o que o governo federal esta fazendo para combater a extinção de animais

Macaco-prego_Sapajus_libidinosus_2012_28066

De acordo com uma revisão publicada recentemente na revista Science Advances, 60% das espécies remanescentes de grandes mamíferos herbívoros – aqueles com massa corporal igual ou maior que 100 quilogramas – correm risco de extinção.

Crédito:Reprodução/Associação Caatinga

Quase todas as populações ameaçadas estão nas nações em desenvolvimento. Os dados são da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) e foram levantados por cientistas de vários países, sob coordenação de William Ripple, da Oregon State University, nos Estados Unidos.

Das 74 espécies de mamíferos terrestres que compõem o grupo dos grandes herbívoros, 71 ocorrem em países em desenvolvimento e somente 10 nos países desenvolvidos.

http://www.unb.br/passaros/passaros.htm

A única representante brasileira no grupo é a anta (Tapirus terrestres), que pode chegar a 300 kg e também está sob ameaça de extinção.

A caça, a expansão da pecuária e as mudanças no uso da terra – que incluem perda de habitat, invasão humana (como construção de estradas), plantações e desmatamento – são apontadas no artigo como as principais ameaças para os grandes herbívoros.

Na avaliação dos autores, o esforço para salvar os grandes herbívoros remanescentes deve incluir a redução das taxas de natalidade humanas, diminuição do consumo de carne de ruminantes, combate da caça ilegal, expansão e maior financiamento de áreas protegidas e combate às mudanças climáticas.

Com 11 anos de atividades, o Programa Espaço Ecológico continua levando ao ar mensagens educativas, prestação de serviço, dicas ecológicas, poesias ecológicas, crônicas e entrevistas com pessoas ligadas ao meio ambiente.

O programa Espaço Ecológico é veiculado todo sábado das 8h00 às 9h00 na rádio Tabajara FM 105.5 e pode ser escutado ao vivo. É só clicar no ícone ao lado.

Principais notícias do programa

Estudo diz que peixes terão que migrar se temperatura global subir

Cranberry pode diminuir risco de diabetes e doenças do coração.

Um terço da população mundial não tem acesso a água tratada.

Degradação do planeta afeta luta contra fome

Alguns sinais de envelhecimento nos cães

Boas de timing: flores sabem a hora de espalhar o perfume

Costa Rica passou 1º semestre com quase 100% de energias renováveis



Fonte: Espaço Ecológico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

O pet precisa de suplementação alimentar equilibrada

Leia Mais