Notícias

Anãs brancas são importantes fontes de carbono no Universo, afirma estudo

Compartilhe:     |  12 de julho de 2020

Em um novo estudo, uma equipe internacional de astrônomos analisou anãs brancas em aglomerados de estrelas na Via Láctea e constatou que, assim como já demonstraram outros trabalhos, elas têm papel importante na produção de carbono na nossa e em outras galáxias. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (6) na revista científica Nature Astronomy.

Aproximadamente 90% de todas as estrelas terminam suas vidas como anãs brancas, que são restos estelares muito densos que vão esfriando e diminuindo ao longo de bilhões de anos. Porém, antes de “morrer” essas estrelas deixam um rastro ao espalhar suas cinzas pelo espaço por meio de ventos estelares contendo outros elementos químicos, como carbono.

Sabe-se que cada átomo de carbono no Universo foi veio de estrelas, mas astrofísicos ainda se perguntam quais tipos de estrelas são a principal fonte desse elemento. Alguns estudos indicam que seriam estrelas menos massivas que se tornaram anãs brancas, enquanto outros dizem que seriam as mais massivas, que se tornaram supernovas.

No novo estudo, os pesquisadores calcularam e viram que nas últimas fases de vida, estrelas duas vezes mais massivas que nosso Sol produziram novos átomos de carbono em seus interiores, transportaram-os para a superfície e espalhando-os para o meio interestelar. Os modelos estelares detalhados da equipe indicam que a remoção do manto externo rico em carbono ocorreu devagar o suficiente para permitir que os núcleos centrais dessas estrelas, as futuras anãs brancas, cresçam.

Os pesquisadores viram ainda que estrelas com duas vezes mais massa que o Sol também contribuem para o enriquecimento galáctico de carbono, enquanto estrelas com menos de 1,5 a massa solar, não. “Agora sabemos que o carbono veio de estrelas com uma massa de nascimento não inferior a cerca de 1,5 a massa solar”, disse, em nota, Paola Marigo, principal autora da pesquisa.



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais