Notícias

Animais da Emepa são destaque na produção de leite durante evento no RN

Compartilhe:     |  24 de outubro de 2018

O produto das pesquisas bovinas desenvolvidas pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, foi destaque na Festa do Boi, que ocorreu na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, obtendo o primeiro e o segundo lugar no campeonato de produção de leite com as vacas da raça Guzerá e Sindi, concorrendo com animais de todo o País.

As vacas da raça Guzerá Garça-A e Janete-A ganharam o primeiro e segundo lugar; Mel-E e Edita-E, da raça Sindi, participantes do torneio leiteiro, obtiveram o quatro e o quinto lugar. O trabalho de pesquisa de melhoramento genético vem sendo realizado nas estações experimentais da Emepa em Alagoinha e Umbuzeiro, num trabalho de esforço e dedicação de um grupo de pesquisadores que há anos se dedicam a essa atividade.

As pesquisas sobre o gado Guzerá são de responsabilidade do pesquisador Paulo Leonardo e outros pesquisadores na Estação Experimental Epitácio Pessoa, no município de Umbuzeiro. O gado Sindi tem as pesquisas centralizadas na Estação Experimental da Emepa em Alagoinha, com a coordenação do pesquisador Rômulo de Freitas Albuquerque.

Estas raças bovinas têm facilidade de adaptação, constituído-se numa alternativa para a produção de leite na região semiárida, mesmo com as peculiaridades climáticas. O teste de Progênie começou há mais de três décadas com os zebuínos das raças Gir e Guzerá, e finalmente, no ano de 2014 a raça Sindi foi incluída no Programa de Melhoramento Genético – Teste Progênie.

A Emepa realiza o teste Progênie, que se constitui é uma metodologia de controle leiteiro oficial realizado pelo Programa de Melhoramento Genético Zebuíno, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu. Os trabalhos de pesquisas são acompanhados pelo diretor técnico da Emepa, Manuel Duré. A Estação de Alagoinha é chefiada pelo engenheiro agrônomo Rubens Fernandes da Costa, e a de Umbuzeiro pelo pesquisador Gilvan Ramos da Cruz Junior.



Fonte: Secom/PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais