Notícias

Animais de universidade no Paraná são roubados para virar banquete de Natal

Compartilhe:     |  23 de dezembro de 2014

No Paraná, os ladrões estão roubando animais da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A suspeita é de que eles estão indo direto para a panela.

Os ladrões levaram o Pinote, um manga-larga de sete anos, xodó do seu Paulinho: “E abriu aqui, virou a tela pra lá e tirou o cavalo por aqui. A gente fica sentido, né? Porque convive com os bichos já há muito tempo, né?”.

Uma vaca de raça também foi roubada, mas escapou por pouco. O animal foi encontrado horas depois, amarrado em um matagal.

“Quando o animal é muito grande, eles acabam esquartejando o animal no meio da mata e levam só as partes”, afirma o diretor da fazenda escola Cássio Egídio Prete.

O maior desfalque foi na criação de suínos. Os ladrões entraram no cercado e levaram três leitões, usados numa pesquisa sobre crescimento e qualidade da carne.

“Pode significar um dano muito grande na qualidade, na confiança do resultado ou até na perda do trabalho”, afirma o pesquisador Caio Abércio da Silva.

Segundo a universidade, o roubo aconteceu no fim da tarde, durante a troca de turno dos seguranças e todo mundo acredita que os animais foram levados para consumo mesmo. Meses de pesquisa vão virar banquete nas festas de fim de ano.

Nas baias, onde ficam leitões recém-nascidos, a vigilância já foi reforçada. “Se você retirar um animal, a gente perde uma unidade experimental inteira”, afirma uma aluna.

Faz tempo que o pessoal da fazenda escola não tem sossego. Em 2012, levaram 20 leitões usados em pesquisas. Ano passado, também teve roubo e agora mais este. Sempre no fim do ano… E não é por coincidência.

“Vai servir para o Natal de muita gente”, comenta um aluno.

Mas os pesquisadores alertam: esses leitões passam por testes com medicamentos, hormônios e vacinas, e a pururuca de laboratório pode ser um perigo para saúde.



Fonte: Bom Dia Brasil



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como deixar o seu cachorro mais feliz

Leia Mais