Notícias

Anote estes 9 alimentos que contribuem para a hidratação do corpo

Compartilhe:     |  16 de fevereiro de 2021

Algumas frutas e vegetais oferecem alto nível de água na composição e são benéficos à saúde quando são incluídos na rotina alimentar

O consumo adequado de líquidos é fundamental para manter a saúde, o bem-estar e prevenir problemas como a desidratação. Em geral, recomenda-se que uma pessoa consuma 2 litros de água por dia. Alguns alimentos ricos em água também podem ser incluídos à rotina para aumentar os níveis de hidratação.

A nutricionista funcional e fitoterapeuta, Adriana Stavro, afirma que é aconselhável ingerir mais frutas e vegetais especialmente durante o tempo quente e seco, quando o corpo perde mais água e eletrólitos. Ela indica nove alimentos ricos em água. Confira!

Alface

A alface é uma hortaliça rica em água (96%). De acordo com a nutricionista, uma xícara de chá contém, em média, 50ml de água, 1g de fibra, vitaminas K e A – ambas importantes para manter a saúde dos ossos e sistema imunológico. Ela também é fonte de folato, uma das vitaminas do Complexo B, essencial para as mulheres grávidas pois ajuda a prevenir defeitos congênitos do tubo neural.

iStock

Pepino

Na sequência aparece o pepino, com 95% de água em sua composição. Ele é considerado um diurético natural e frequentemente recomendado em receitas caseiras para destruir cálculos renais. Os pepinos fornecem ainda uma pequena quantidade de nutrientes como a vitamina K, potássio e magnésio.

Louis Hansel/Unsplashpepino fatiado

Abobrinha

Com 94% de água, a abobrinha também é fonte de fibras e vitamina C. A nutricionista conta que a vitamina é essencial para um sistema imunológico e contribui para amenizar reações alérgicas, a combater infecções e ainda ajuda na cicatrização de feridas e na manutenção de gengivas saudáveis.

“A vitamina C também desempenha papel importante em várias funções metabólicas, incluindo a ativação da vitamina B, ácido fólico, a conversão do colesterol em ácidos biliares e do aminoácido triptofano no neurotransmissor serotonina”.

Foto: Reprodução/Guia da Cozinha

Tomate

O tomate tem um perfil nutricional incrível, segundo a especialista em doenças crônicas não transmissíveis. Ele tem 94% de água e fornece uma quantidade significativa de vitaminas A e C, fibras, minerais e antioxidantes, incluindo o licopeno. Este último é conhecido pelo potencial de reduzir o risco de doenças cardíacas e por ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata.

reprodução/ FreepikTomate

Melancia

A melancia é um dos alimentos mais hidratantes, com 92% de água em sua composição. Uma porção de uma xícara de chá (150g) tem apenas apenas 46 calorias e oferece aproximadamente 120 ml de água, além de fibras, nutrientes – como a vitamina C, A e magnésio – e antioxidantes, incluindo licopeno.

rawpixel.com/PexelsMelancia
Melancia
Morango

O morango tem 91% de água. A fruta também é fonte de compostos nutritivos que exercem um efeito sinérgico e cumulativo na promoção da saúde e na prevenção de doenças, como vitaminas, açúcares, flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos – substância capaz de neutralizar os radicais livres, bloqueando sua produção, modular a expressão de genes envolvidos no metabolismo, sobrevivência, proliferação celular e defesa antioxidante.

Giovanna Bembom/Metrópoles

Melão

O melão é uma excelente fonte de água e fibras com 90% de água. Uma xícara de chá (200g) tem, em média, 100ml de água e 2g de fibras. A combinação ajuda a aumentar a sensação de saciedade, podendo resultar na perda de peso, de acordo com a nutricionista.

“A adição de fibras funcionais às dietas para perda de peso deve ser considerada uma ferramenta para aumentar o sucesso do tratamento”, diz.

PixabayMelão

Pêssego

A composição do pêssego fornece até 90% de água, além das vitaminas A, C, B e minerais importantes, como potássio e antioxidantes. A nutricionista destaca também o alto poder antioxidante das cascas e carne do pêssegos. Um estudo de 2009 mostrou o resultado em diferentes concentrações, sendo ligeiramente maior na presença do ácido clorogênico.

Pixabaypessegos
Para os pêssegos, a dica é se ligar na textura e aroma
Laranja

Com 88% de água, a laranja é também uma ótima fonte de vitamina C, essencial para o fortalecimento da imunidade; de fibras que aumentam saciedade, antioxidantes que combatem doenças e de potássio, um importante nutriente para a proteção contra a hipertensão.



Fonte: Metrópoles - Bethânia Nunes



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais