Notícias

Antibiótico pode diminuir parte da eficácia da pílula anticoncepcional

Compartilhe:     |  1 de fevereiro de 2015

Uma dúvida que ronda a cabeça de todas as mulheres quando o assunto é antibiótico é: ele corta ou não o efeito da pílula anticoncepcional? Isso é mito ou verdade? Sim, o antibiótico diminui a eficácia da pílula. Isso acontece porque o antibiótico corta boa parte dos hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais.

“Antibióticos para o tratamento de tuberculose, por exemplo, diminuem a eficácia do anticoncepcional”, diz o médico ginecologista Nilson Roberto de Melo.

Esse efeito do antibiótico sobre as pílulas ocorre principalmente quando o medicamento destrói as bactérias que fazem as reações enzimáticas, que são responsáveis por estimular a liberação e ativação do hormônio estrogênio.

Melo lembra que o antibiótico não corta 100% o efeito da pílula anticoncepcional, mas é bom sempre ficar atento e consultar o médico. “Se for tomar o antibiótico por pouco tempo, a mulher precisa usar outros métodos contraceptivos. Caso o tratamento seja longo, o ideal é pedir para aumentar a dose da pílula.”

A assessora técnica do Conselho Regional de Farmácia Amouni Mourad explica que quando os dois medicamentos atuam juntos, um acelera o movimento do outro. “Quando isso acontece, o anticoncepcional pode ficar menos tempo disponível no corpo.”

Amouni diz que a ação depende do organismo, mas que o risco de engravidar tomando anticoncepcional e antibiótico ao mesmo tempo é grande. “O conselho que posso dar é: se previna. Nesse tempo que estiver tomando o antibiótico, não interrompa a pílula e use camisinha.”

E atenção: anticonvulsivantes e antidepressivos também podem diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional.



Fonte: G1 - Bem Estar



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais