Notícias

Ao invés de jogar no lixo o pó de café que fica na cafeteira, use-o como fertilizante

Compartilhe:     |  18 de agosto de 2014

O café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros. Mas você sabia que, além de ser uma bebida gostosa, o café pode ser um ótimo fertilizante para o solo? Aquele “restinho” que fica na cafeteira – a chamada borra de café – pode, sim, tornar o solo mais fértil e rico em nutrientes. Portanto, da próxima vez que preparar um café em casa, não jogue a borra no lixo; ao invés disso, separe o material para a hora de cuidar do jardim.

Mas não basta jogar o pó diretamente nas plantas. Uma das alternativas é misturar a borra com água – na proporção de 100 gramas para 1 litro – e só então aplicar a mistura à terra. Outra recomendação: misturar a borra de café a algum tipo de fertilizante ou a cascas de frutas, de ovos e de legumes (deixando fermentar por cerca de 60 dias antes de acrescentar à terra).

Além de contribuir para um solo mais rico em nutrientes, o resto do café ainda pode combater pragas e eliminar bactérias nocivas. Para isso, basta polvilhar um pouco na base das plantas. Outro benefício da borra de café é convidar minhocas para o jardim. Dica do portal Ecycle: as minhocas adoram borras antigas. O cheiro de fermentação e de mofo é o preferido delas.

Substância rica em nitrogênio
Substância rica em nitrogênio

O motivo da borra de café ser tão útil para as plantas está na presença do nitrogênio, um dos nutrientes que, junto ao fósforo e ao potássio, é fundamental para ter um solo rico e, consequentemente, plantas bonitas e vistosas.

E ainda há mais um benefício: ao usar a borra de café como fertilizante, você também tem uma atitude ecológica. Quando jogado no lixo, esse material se decompõe e libera metano, cujo efeito é 20 vezes mais potente do que o CO2 como gás do efeito estufa.

Gostou da ideia, mas não costuma preparar café em casa? A rede de cafeterias Starbucks conta com o projeto Grounds for Your Garden (Grãos para o seu Jardim), que oferece sacos gratuitos de borras de café. Basta procurar uma das lojas da marca em sua cidade.



Fonte: Bayer Jovens



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais