Notícias

Aplicativo permite a criação de perfis exclusivos e ajuda a encontrar a melhor opção de carona

Compartilhe:     |  19 de janeiro de 2015

O fato de haver um Dia Mundial sem Carro, comemorado sempre em 22 de setembro, já diz tudo sobre um problema crescente no planeta: o alto número de veículos liberando dióxido de carbono por aí e os obstáculos que esse excesso representa para a mobilidade urbana.

É nesse cenário, sobretudo nas metrópoles, de buzinas barulhentas, congestionamentos e motoristas estressados que surge uma luz no fim do túnel (lotado!): a carona solidária, a carona cidadã ou, ainda, a carona amiga.

O hábito da carona vem conquistando adeptos pelas mais diversas razões, desde as bem práticas até as mais ideológicas. Não importa. O que vale é o resultado nas ruas: menos carros em circulação, menos poluição e um sentido de coletividade, de cooperação, muito mais acentuado.

Entre as boas iniciativas para amenizar os efeitos das filas quilométricas de carros, uma delas é deixa-los em casa, pegar uma bicicleta e se aventurar nas ciclovias da sua cidade, a outra – já bastante utilizada – são as plataformas de caronas solidárias.

Uma delas é o aplicativo Carona Amiga, onde empresas podem criar perfis exclusivos para seus funcionários. Os usuários poderão ver informações de localização de partida dos outros participantes, horários, detalhes do carro, como quantos lugares ainda estão disponíveis, por exemplo, e informações como e-mails e telefones do proprietário do carro e dos potenciais caronas.

A Bayer já criou um perfil e o objetivo é estimular a carona entre os colegas de empresa, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2 e também do número de carros no trânsito. Existe um sistema em que o colaborador se cadastra para procurar ou oferecer carona. E é assim que a fila anda.



Fonte: Bayer Jovens



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Considere aspectos individuais antes de sacramentar vínculo com animal de estimação

Leia Mais