Notícias

Aprenda a fazer glitter biodegradável com água de legumes e mica natural

Compartilhe:     |  19 de fevereiro de 2020

Apesar de ser quase unanimidade no Carnaval, o glitter convencional tem se tornado um grande vilão por causa do impacto negativo no ecossistema. Isso porque essas purpurinas são feitas de plástico, mais especificamente alumínio e polietileno tereftalato (PET). Além de levar centenas de anos para se decompor, o micro tamanho desses brilhos também causa problema, já que essas partículas chegam facilmente aos oceanos e são ingeridas pelos peixes.

Portanto, uma boa alternativa para brilhar na folia sem prejudicar a natureza é optar pelo glitter biodegradável. A Farmacêutica Bioquimica Biomédica, Karina Soeiro, ensina a seguir como fazer a própria purpurina em casa com materiais como mica e legumes. Além de ser sustentável, o glitter pode ser aplicado no rosto sem medo de alergia e irritação. “As diferentes colorações podem ser atingidas tanto da água do cozimento de legumes, como beterraba e cenoura, quanto usando mica natural. Ambos substituem os corantes artificiais. Usar o glitter biodegradável é fácil, basta aplicar hidratante e colocar o glitter por cima”, conta a profissional.

Resultado de imagem para Aprenda a fazer glitter biodegradável com água de legumes e mica naturalA coloração pode ser obtida com água de beterraba ou mica natural (Foto: Reprodução/Instagram)

Glitter Biodegradável

Ingredientes

– 20 – 24g de gelatina incolor em pó sem sabor
– 1/2 xícara de água (que pode ser do cozimento de beterraba, cenoura ou espinafre bem concentrados)
– Mica natural
– Perfume

Modo de preparo
Em um copo, colocar meia xícara de água com a cor que você escolheu e adicionar a gelatina em pó. Misturar com auxílio de uma colher. Nessa etapa da receita, você pode usar tanto a coloração natural, com a água do cozimento dos legumes, ou usar a mica. Deixar hidratando em descanso por dez minutos e aquecer para dissolver toda a gelatina. Nessa etapa você pode acrescentar as gotinhas de perfume.

Colocar em um recipiente liso, como uma assadeira, e espalhar com o auxílio de um pincel, para que se forme uma película bem fina como uma folha. Deixe descansar por seis horas e triture esta folha com auxílio de um liquidificador ou multiprocessador, o importante é deixar as partículas bem pequenas. Se quiser deixar o glitter bem fininho, você pode passar em uma peneira. É possível utilizar micas naturais para dar um brilho extra, essas micas podem ser encontradas em algumas lojas especializadas de produtos para artesanato.



Fonte: Quem



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Emocionante: vídeo mostra tartarugas-marinhas sendo salvas por pescadores no litoral catarinense

Leia Mais