Notícias

Aprenda a fazer revestimento de terra para paredes, confira o passo a passo

Compartilhe:     |  12 de abril de 2020

A aplicação do reboco natural feito a base de terra é uma técnica bastante utilizada na bioconstrução. É a mesma mistura utilizada para os tijolos de adobe. Apesar de simples, seu uso ainda é pouco disseminado. Rafael Loschiavo, do escritório de arquitetura  Ecoeficientes, ensina o passo a passo que pode dar vida nova a uma parede que estava “caidinha” sem precisar de grandes reformas.

Loschiavo é especializado em soluções de arquitetura sustentável e aplica diversos conceitos em suas obras. Em entrevista ao CicloVivo, ele diz que é preciso desmistificar a ideia de que arquitetura sustentável, ou eficiente, seja mais cara. “Muitas escolhas de projeto não influenciam em nada no custo de uma obra, é o caso da arquitetura passiva, que utiliza a própria natureza, como a ventilação, o sombreamento e a iluminação natural, para criar ambientes mais agradáveis e eficientes.”

Em uma das reformas que ele desenvolveu (veja a obra inteira aqui) o arquiteto decidiu dar nova vida a uma parede existente de tijolos, que já estava coberta com camadas de tinta e massa. A parede foi bastante raspada para retirar as camadas e uma nova tubulação elétrica foi instalada. Depois disso, recebeu o revestimento feito com terra, areia e fibras naturais, que foi misturado com os pés e aplicado manualmente.

Foto: Rafael Loschiavo | Ecoeficientes

Como fazer o reboco de adobe

Para produzir o adobe você precisa apenas de uma peneira, um balde e uma lona.

Foto: Rafael Loschiavo | Ecoeficientes

Ingredientes da massa do adobe

Foto: Rafael Loschiavo | Ecoeficientes

Passo a passo:

Foto: Rafael Loschiavo | Ecoeficientes
Foto: Rafael Loschiavo | Ecoeficientes

O resultado é uma parede rústica, com cor natural, fibras vegetais, e ainda com o detalhe da linha dos tijolos. É importante ressaltar que o esterco não cheira absolutamente nada após misturado e aplicado.

Foto: Rafael Loschiavo | Ecoeficientes

Rafael Loschiavo escreve para o Portal Ecoeficientes e recebe solicitação de projetos e consultoria. Confira outros trabalhos do arquiteto em: rafaelloschiavo.com



Fonte: CicloVivo - Mayra Rosa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dicas para prevenir os resfriados em cães

Leia Mais