Notícias

Aprenda como fazer uma ceia de Natal saudável sem perder a suculência

Compartilhe:     |  24 de dezembro de 2018

A ceia de Natal é um convite para escorregar na dieta. A variedade de pratos salgados, bebidas e sobremesas faz a festa virar uma verdadeira tentação! Mas como aproveitar este momento sem deixar de fazer uma refeição saudável?

A primeira dica é escolher bem a carne do seu prato. Entre as deliciosas opções, há duas que merecem destaque: o peru e o bacalhau.

— As carnes têm semelhante composição química e devem ser consumidas com moderação, já que são fontes de gordura saturada. A melhor opção para quem deseja sabor e baixa caloria é o peru. Os peixes são ótimas opções por serem fontes de gordura insaturada e ômega 3. O bacalhau é rico em minerais e vitaminas e possui baixa taxa de colesterol e gordura, porém, deve ser consumido com moderação, pois é rico em sódio — ensina Ana Claudia Mariano, professora de Nutrição da Unisuam.

As bebidas ganham uma atenção especial nas festas de fim de ano, já que a maioria das pessoas costuma exagerar no consumo. O indicado é beber água entre um copo e outro.

— Das bebidas alcoólicas, a mais recomendável para os adultos é o vinho. Para os menores de idade, o ideal é ingerir sucos naturais em vez de refrigerantes — indica Samara Lopes, nutricionista da Clínica Renewmed.

A sobremesa, no entanto, é que recebe o maior “julgamento” na ceia. Mas a noite de Natal pode e deve ser adocicada: basta ter controle!

— Em vez de provar todas as sobremesas, escolha uma para degustar sem preocupação — orienta Ione Leandro, nutricionista da Onodera Estética.

De acordo com a professora Ana Claudia, o ideal é manter uma dieta equilibrada o ano todo para não se preocupar nas festas.

— Abrir exceções em datas comemorativas não nos tornará menos saudáveis do que somos — finaliza ela.



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais