Notícias

Aproveite seus ovos de páscoa; eles estarão bem mais caros nos próximos anos

Compartilhe:     |  6 de abril de 2015

De acordo com o professor de patologia da Universidade de Sidney,David Guest, entrevistado pelo Guardian, o preço do chocolate deve dobrar até 2020. O motivo? A produção do cacau será menos comum.

Os agricultores devem investir em lavouras com um maior custo benefício, como café e milho – as plantas são menos suscetíveis à doenças. E não podemos esquecer que o cultivo do cacau também requer mais mão de obra.

Uma árvore, por exemplo, demora 3 anos desde o plantio até começar a dar frutos. Essas plantas precisam ser cuidadas, o que encarece a mão de obra. “E essa mão de obra vai ficar mais rara, já que muitos jovens estão saindo do campo para ir para as cidades”, conta Guest.

70% do cacau do mundo vem da África ocidental – e vale lembrar que a região é cenário de mudanças políticas e sociais aceleradas. Além disso, o consumo do chocolate em regiões populosas, como a China e a Índia, está crescendo junto com a renda de sua população. A Ásia agora tem uma demanda por chocolate equivalente a 7 vezes a da Europa. “A demanda em países como Nigéria e Vietnã cresceu 230%. Não temos tanto chocolate”, afirma Guest.

Mas nem todos vêem um cenário tão preocupante. A Associação Internacional do Cacau afirma que haverá uma demanda maior pelo chocolate, mas que a oferta do produto não deve cair tanto quanto Guest prevê.



Fonte: Revista Galileu - Via Guardian



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais