Notícias

Aquecimento global está causando mais turbulências em voos

Compartilhe:     |  11 de agosto de 2019

Além de causar um aumento anormal da temperatura média da Terra, o aquecimento global também está impactando nos voos.

Um estudo da Universidade de Reading, na Inglaterra, revela que os padrões climáticos incomuns e ventos fortes estão afetando, cada vez mais, a estabilidade das aeronaves.

Os pesquisadores focaram nas chamadas “correntes de jato” (jet streams), massas de ar em movimento que se distribuem no globo de forma bastante particular.

Mudanças climáticas no planeta já interferem na estabilidade das aeronaves© Ranimiro Lotufo Neto/iStock Mudanças climáticas no planeta já interferem na estabilidade das aeronaves

De acordo com os pesquisadores, as mudanças súbitas e significativas na temperatura global criam bolsas de ar mais ásperas e mais frequentes acima dos ventos da corrente por onde os aviões trafegam. Com isso, elas provocam turbulências mais severas e mais frequentes, como a que ocorreu recentemente com um voo da Air Canada que ia de Vancouver a Sydney, na Austrália, e deixou 35 passageiros feridos.

Os meteorologistas da Universidade de Reading focaram o estudo na região do Atlântico Norte, que compreende as águas atlânticas que ficam acima da linha do Equador. Segundo eles, voar neste trecho, está ficando mais difícil por conta da alteração na corrente de jato polar.

“Uma intensificação da turbulência pode ter consequências importantes para a aviação. A turbulência pode causar danos às aeronaves e é a causa por trás do medo que muitas pessoas têm de viajar de avião”, diz o estudo.



Fonte: MSN - Catraca Livre



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais