Notícias

Aranha “Coringa” é batizada em homenagem ao ator Joaquin Phoenix

Compartilhe:     |  29 de junho de 2020

Uma nova espécie de aranha descoberta na província de Alborz, no Irã, foi batizada em homenagem a Joaquin Phoenix, que estrelou o filme Coringa (2019). Chamado de Loureedia phoenixi, o aracnídeo tem marcas brancas e uma mancha vermelha, que os pesquisadores associaram com a maquiagem do grande inimigo do Batman.

O aracnólogo e taxonomista Alireza Zamani, da Universidade de Turku, na Finlândia, viu a Loureedia phoenixi pela primeira vez em uma foto nas redes sociais, e então saiu em busca dela na natureza. Além de ter conseguido dois espécimes da aranha do norte do Irã, ele também arranjou vários registros fotográficos feitos por outros pesquisadores.

Joaquin Phoenix no filme
Joaquin Phoenix no filme “Coringa” (Foto: Divulgação)

As aranhas do gênero Loureedia têm uma vida um tanto macabra. Enquanto seus ovos não chocam, as fêmeas começam a preparar o seu corpo biologicamente para que ele seja facilmente digerido por seus filhotes. Então, quando os filhotes nascem, a mãe inicialmente os alimenta com comida regurgitada; depois, quando o corpo dela fica deteriorado o bastante, as aranhas-bebê passam a se alimentar dela até estarem aptas para explorar seu habitat em busca de presas. Conhecido como matrifagia, esse comportamento é o que aumenta as chances dos filhotes Loureedia sobreviverem.

Inclusive, o nome Loureedia também é uma homenagem a um famoso: no caso, a Lou Reed, guitarrista da banda Velvet Underground. O gênero foi categorizado em 2012.

A Loureedia phoenixi foi encontrada no Irã (Foto: Alireza Zamani / Universidade de Turku)
A Loureedia phoenixi foi encontrada no Irã (Foto: Alireza Zamani / Universidade de Turku)

Em seu estudo, Zamani destacou que Joaquin Phoenix não só é um grande ator como também é um ativista pelos direitos dos animais. Para o pesquisador, escolher o nome de uma nova espécie é uma tarefa que leva muito tempo, mas que também é bem divertida – especialmente se for possível adicionar um toque pessoal à escolha. “Achei que seria uma homenagem legal nomear esta espécie linda em homenagem ao Joaquin Phoenix, em reconhecimento em seu fantástico retrato [do Coringa]. Espero que esta espécie seja tão memorável quanto a performance dele”, disse o cientista ao site IFLSience.



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Medicamentos e remédios caseiros: o que fazer e o que não fazer?

Leia Mais