Notícias

Arquitetos constroem casa sustentável de fibra de cannabis na Inglaterra

Compartilhe:     |  15 de janeiro de 2021

A Flat House é uma propriedade no condado rural de Cambridgeshire, Inglaterra. O que ela tem de especial? Foi erguida em apenas dois dias, é uma casa sustentável e foi feita a partir de painéis pré-fabricados de cânhamo, ou de fibra de cannabis – planta da mesma família da maconha.

Projetada pelo estúdio de arquitetura londrino Practice Architecture, a casa possui baixo teor de carbono. A ideia era criar um protótipo que pudesse ser usado em para escalas maiores de construções sustentáveis pré-fabricadas à base da fibra da planta de cannabis.

As fibras de cânhamo usadas nas placas foram cultivadas na propriedade onde o projeto foi construído, a Margent Farm. A fazenda desenvolve bioplásticos a partir de cânhamo e linho e pratica métodos agrícolas regenerativos. A estrutura é feita de placas pré-fabricadas com estrutura de madeira que foram preenchidos com uma camada de cânhamo, cal e água conhecida como “concreto de cânhamo”.

fibra de cannabis
Foto: Divulgação/Practice Architecture/Oskar Proctor

A fundação da casa foi levantada sobre a pegada de um celeiro pré-existente. Os painéis utilizados na construção são preenchidos com cânhamo cultivado em 8 hectares da fazenda, os quais foram deixados expostos no interior da residência, possibilitando a criação de ambientes texturizados e quentes.

A fibra de cannabis é um material adequado a construções sustentáveis, segundo o site da Margent Farm. “O cânhamo captura carbono à medida que cresce, absorvendo e convertendo em biomassa enquanto libera oxigênio, que auxilia na reposição da atmosfera”, diz o site.

Com um design lindo, a Flat House possui três quartos e amplas áreas comuns, como sala e cozinha. Além disso, a energia vem de fontes variadas, como energia eólica, solar e uma caldeira de biomassa.



Fonte: Gooutside



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais