Arte de Reciclar

Arte com tampas de plástico

Compartilhe:     |  15 de março de 2020

Artes com tampas de plástico

Um trabalho escolar, simples e divertido de fazer

O que pode ser feito na escola, hoje?

Se você tiver guardado tampinhas de diversas embalagens, dá para relaxar, se divertir e ainda aprender com esses mosaicos com cara de pontos de bordado. O resultado vale a pena. Veja as imagens!

artesanato-tampa-plastico-reciclado artesanato-tampa-plastico-mural artesanato-tampa-plastico-reciclado artesanato-tampa-plastico-reciclagem artesanato-tampa-plastico-reciclando olho-artesanato-tampa-plastico PicMonkey Collage reciclagem-artesanato-tampa-plastico reciclar-artesanato-tampa-plastico

Para educadores, artesanato com tampas de plástico vai adicionar criatividade e diversão a uma aula, que no fim pode arrecadar muitos itens para enviar à reciclagem. Ou seja, a aula prática de artes vira aula de sustentabilidade.

Juntar tampas baseado no que se compra em casa pode ser um estímulo ao consumo. Na verdade, arte com um monte de tampas é realmente bonito, mas deve ser enfatizado como os plásticos são originados, usando recursos naturais finitos como o petróleo e produzidos em equipamentos que poluem, deixando resíduos que são difíceis de degradar.

Então o objetivo é coletar as tampas na comunidade – e pode ser criada uma competição saudável para isso – criar as artes e depois descartá-las corretamente. Recicladores não tem nenhum interesse por uma tampinha, mas entregue a eles toneladas delas que eles agradecerão!

Com as tampas podemos fazer de tudo. Desenhos simples ou complexos que podem virar murais, quadros, tapetes, cortinas e tudo o que sua imaginação criar.

O tipo de adesivo para unir as tampas vai depender da superfície a ser colada (concreto, tijolo, madeira, papel). Pesquise e faça testes, mas é muito interessante que você não contamine o plástico com colas que inviabilizem a reciclagem.

Uma ideia é fazer o mosaico no chão ou nas mesas e carteiras para depois juntar tudo de novo e poder brincar em outra aula. Ou levar para a reciclagem. Dessa forma independentemente da a aula ser de química, matemática, educação artística ou ambiental, você também pode ensinar sobre a impermanência da vida, que é uma das verdades universais mais importantes a ser ensinada. Não importa o que você faça, não importa o quanto ficou bonito o trabalho, uma hora ele vai dar lugar a outro. Tudo na vida é impermanente, sejam os prazeres ou as dores. Esta é a única constância neste mundo cíclico.

Boas atividades e reflexões.

Quer entender mais sobre a impermanência em uma fábula deliciosa de ser contada? Leia o artigo “O anel da sabedoria“.



Fonte: Arte Reciclada



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Não há evidências de que o coronavírus possa infectar gatos

Leia Mais