Notícias

Artistas assinam carta pedindo ação contra o aquecimento global

Compartilhe:     |  14 de setembro de 2014

O que Dira Paes, Caetano Veloso, Rodrigo Santoro e vários outros artistas têm em comum? O desejo de lutar contra o aquecimento global. Eles fazem parte de um grupo de 18 artistas que assina uma carta para os brasileiros. Eles pedem que a população se preocupe com as mudanças climáticas e saia às ruas no próximo dia 21 de setembro, quando serão realizadas várias marchas pelo clima em todo o mundo.

O ator Marcos Palmeira participa de campanha pelo clima (Foto: Divulgação)

As marchas do dia 21 de setembro fazem parte de uma campanha que várias ONGs pretendem fazer até a dezembro de 2015, quando representantes de todos os países se reunirão na ONU com a difícil missão de fechar um acordo internacional para limitar as emissões de gases de efeito estufa. No Brasil, há manifestações previstas para o Rio e São Paulo.

Confira a carta abaixo.

Carta ao povo brasileiro

Caros amigos brasileiros,

Vocês estão acostumados a ver nossos rostos na televisão, no cinema e nos jornais, mas agora os convidamos para nos olhar por dentro e falar de nossas convicções e nossos sonhos.

Nós, que assinamos esta carta, acreditamos que vale a pena lutar por um futuro de qualidade. Acreditamos nos constantes alertas dos cientistas, que afirmaram que temos até 2020 para reduzir drasticamente nossas emissões de gases de efeito estufa ou colocaremos nosso planeta em um caminho sem volta. Um caminho de mudanças climáticas sem precedentes, inundações, tempestades, secas e, principalmente, um caminho de morte em que serão afetados pela fome os países mais pobres do mundo.

Por isso, nos unimos ao dia de ação global pelo clima, que acontecerá no dia 21 de setembro, às vésperas de uma importante cúpula mundial da ONU sobre o clima, em Nova York. Convidamos cada um de vocês a sair às ruas do Rio de Janeiro conosco para enviar uma mensagem importante aos nossos líderes. Um recado de fúria, de exigência, mas também de esperança. Um pedido para que façam acordos de peso em prol do uso de energias 100% verdes. Já temos tecnologia suficiente para isso e é hora da mudança.

Este não é só um ato político, mas um ato de amor: por você, pelas futuras gerações, pelo planeta. No dia 21 de setembro, junte-se a nós.

Com esperança,

Fernando Meirelles, Rodrigo Santoro, Caetano Veloso, José Padilha, Caio Blat, Paula Lavigne, Zezé Polessa, Gustavo Falcão, Cássia Kis, Maria Ribeiro, Felipe Hirsch, Enrique Diaz, Manuela Dias, Perfeito Fortuna, Ulisses Cruz, Aderbal Freire Filho, Dira Paes, Marcos Palmeira

Com o apoio internacional de Leo Messi, Darren Aronofsky, Kristin Bauer, Blythe Danner, Alexander Ebert (Edward Sharpe and the Magnetic Zeros), Brian Eno, Peter Gabriel, Martina Gedeck, Nolan Gould, Mathieu Kassovitz, Angélique Kidjo, Evangeline Lilly, Baaba Maal, Leo Messi, My Morning Jacket, Edward Norton, Sarah Polley, Jean Ren, AnnaSophia Robb, Susan Sarandon, William Shatner, Alexander Skarsgard, Ian Somerhalder, Kiefer Sutherland, Omar Sy‏.



Fonte: Época - Blog do Planeta



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Aromaterapia para cães tem vantagens, mas exige conhecimento

Leia Mais