Notícias

Artistas e personalidades aderem à campanha ‘Abrace muito apertado’, que alerta sobre o Alzheimer

Compartilhe:     |  13 de outubro de 2019

Lançada em setembro, mês mundial da conscientização sobre o Alzheimer, a campanha “Abrace Muito Apertado“, promovida pelo Blog Alzheimerebook, contou com adesão e participação de diversos artistas e personalidades do esporte e da gastronomia, além de empresários que vestiram a camisa em prol da causa, dando força e visibilidade para a importância de combater o estigma sobre a doença.

Participaram da campanha desse ano os atores Rodrigo Lombardi e José Loreto o cantor Tony Garrido, o embaixador do Alzheimer no Brasil Zico, Bernard Rajzman, os ex-jogadores de vôlei Giba e Marcus Vinícius Freire, os icônicos do futebol: Junior, Ricardo Rocha, Rivelino e Abel Braga, o jogador de handebol Bruno Souza, o diretor da Rádio Catedral Marcus William, O Seu Mário (do Caneco Gelado do Mário), Claude Troisgros, Roberta Sudbrack, Felipe Bronze, as colunista sociais Luciana Fróes, Cláudia Liechavicius, entre outros, além do apoio da EGTEX Alpinismo Industrial.

“O nosso objetivo era chamar a atenção do público de todas as camadas sociais sobre algumas características comuns entre os familiares e cuidadores que convivem com as pessoas com Alzheimer e outras demências, que são: a depressão e a angústia, além de outras consequências do afastamento social e da sobrecarga emocional e financeira”, diz o idealizador da campanha e criador do Blog Alzheimerebook, o empresário Piñon. “A campanha foi um sucesso graças à participação desses voluntários”, conclui.

Segundo o empresário, o alvo da campanha foi o combate ao estigma em torno da Doença de Alzheimer, que é a causa mais comum entre os diversos tipos de demência. “A consequência do estigma leva as pessoas envolvidas ao constrangimento, o que acarreta, gradativamente, no afastamento do convívio social. E isso gera um ambiente de muita tristeza e solidão para quem tem a doença e para seus cuidadores”, explica Piñon.

A campanha tinha como slogan o lema “Abrace muito apertado” e um coração amarelo sobre uma fita lilás (cor representativa da doença), como forma de lembrar que mesmo que as pessoas com Alzheimer, que pouco a pouco vão esquecendo as coisas; os parentes; os amigos, e a sua própria história, o coração reage ao amor que se tem.

“Acredito que foi isso o que mais motivou a adesão de tantos famosos, que com a força de suas redes sociais reverberaram a mensagem a milhares de brasileiros de todas as idades, reforçando a importância de que não nos afastemos destas pessoas, o que infelizmente, a tecnologia vem promovendo com relações virtuais afastando-nos de gestos tão amigáveis e vitais, capazes de ilustrar a vida em sua essência, como no mote: abrace muito apertado. E com isso estimulamos a quebra de barreiras, quaisquer que fossem não importam, com uma forma simples e grandiosa de cada um contribuir com a campanha, que é estar presente e ser esta pessoa amável que todos nós podemos ser todos os dias, uns com os outros”, diz o empresário.

Importância do cuidador

A campanha destacou também a importância de se reconhecer o papel do cuidador, da sua dedicação, do seu amor incondicional, mas sublinhou o fundamental, que é estar junto, participar e ser aquele abraço que conforta. E, segundo o idealizador, deu frutos:

“O sucesso é tamanho que mais e mais pessoas estão pedindo a camisa da campanha, e vimos nisso o desejo de que o Abrace muito apertado não se restrinja ao mês de setembro, em que ocorre a campanha mundial com as entidades representativas em todo o mundo. É muito oportuno o movimento pela continuidade da campanha o ano inteiro para que lembremos da importância vital de nossa presença física junto aos familiares, cuidadores e amigos que estão vivendo ao redor das demências”.

O Alzheimer ainda não tem cura, mas o afastamento e a ausência na vida das pessoas idosas, na vida das pessoas com demências, isso sim tem cura, desde o princípio.

Iluminação especial

A campanha contou ainda com a iluminação especial na cor lilás de prédios e monumentos no Rio e Niterói, entre os quais: O Cristo Redentor, o Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, o Espaço Cultural dos Correios Niterói, o MAC Museu de Arte Contemporânea Niterói. E teve divulgação no programa de Rádio Catedral FM, Vinhetas em dez aeroportos do Brasil em mídia OOH, com 1 milhão de inserções distribuídas nos: Aeroporto de Congonhas; Aeroporto Santos Dumont; Aeroporto Internacional de Salvador; Aeroporto Internacional de Curitiba; Aeroporto Internacional de Porto Alegre; Aeroporto Internacional de Recife; Aeroporto Internacional de Fortaleza; Aeroporto Internacional de Manaus; Aeroporto Internacional de Cuiabá; Aeroporto de Pampulha, e atingiu o seu registro histórico com a obliteração do selo personalizado “Abrace muito apertado” com o carimbo comemorativo dos Correios oficializando a campanha em âmbito nacional e internacional.

Em 2016, a campanha contou com o apoio do apresentador Otaviano Costa, do ex-judoca Flávio Canto, Adriana Benhar, Cyro Delgado Lars Grael, Robson Caetano e Fabi Oliveira.

Rodrigo Lombardi aderiu à campanha

Rodrigo Lombardi aderiu à campanha Foto: Reprodução/Instagram
Zico, e os jogadores de vôlei Giba e Marcus Vinícius Freire apoiam a campanha de conscientização do Alzheimer
Zico, e os jogadores de vôlei Giba e Marcus Vinícius Freire apoiam a campanha de conscientização do Alzheimer Foto: Divulgação


Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais