Arte de Reciclar

As atividades que estão em alta no Pinterest para brincar agora

Compartilhe:     |  25 de abril de 2021

Reciclagem, natureza e educação: selecionamos brincadeiras apontadas como tendência no relatório 2021 da rede social para vocês testarem em casa.

Artesanato de pedras pintadas com símbolos de mudanças climáticas

Bem sabemos que ter um repertório de brincadeiras assim de cabeça é quase impossível. Uma hora as ideias se esgotam, não é mesmo? Mas pode tirar esta demanda da sua mente e abrir espaço pra outro assu…

Bem sabemos que ter um repertório de brincadeiras assim de cabeça é quase impossível. Uma hora as ideias se esgotam, não é mesmo? Mas pode tirar esta demanda da sua mente e abrir espaço pra outro assunto, pois nós temos uma seleção de conteúdos onde você pode encontrar, sempre que quiser, uma infinidade de atividades para fazer com as crianças em casa. Só abrir aqui e salvar o link aí!

Nós já te contamos sobre as brincadeiras mais legais que encontramos no Instagram, então agora é a vez de percorrer o Pinterest atrás de boas ideias. E isso é o que não falta por lá!

Em seu relatório de tendências de 2021, a rede social contou que uma das apostas para o ano é aliar entretenimento + educação. Faz todo o sentido, já que para muitas crianças, a casa virou também sala de aula durante a pandemia. Segundo os dados coletados em suas buscas, o Pinterest aponta um aumento de 35% de pesquisas por “projetos de educação artística” em países como Austrália, Reino Unido e Canadá.

A previsão é que as famílias de todo mundo estarão buscando maneiras inovadoras de estimular e apoiar o aprendizado das crianças, fazendo arte com o que tiverem em casa e usando muito material reciclado. Eles até deram um nome para esta tendência: “brincando de salvar o planeta”. A natureza também está presente em mais um dado relevante, já que ocorreu um aumento de 85% nas pesquisas por “educação ao ar livre”

, mais um reflexo do ano pandêmico e do isolamento social.

Inspiradas neste relatório, selecionamos algumas brincadeiras apontadas como tendência para vocês testarem em casa. Vamos lá?

1) Guarde as raspas de lápis no apontador! 

Sim, papai e mamãe já devem ter brincado disso quando eram crianças. A atividade retrô apresentou um aumento de 115% nas pesquisas no ano passado, em países como o Reino Unido, Indonésia e EUA.

E pode fazer sucesso aí na sua casa também: basta guardar as raspinhas que ficam dentro do apontador e, quando juntar bastante, usar cola para fazer uma arte mesclando o material com canetinha e lápis de cor.

E um truquezinho: quando for apontar o lápis de cor, faça um pouco de pressão para que a raspa fique mais grossinha e menos esfarelada.

Mais um clássico revisitado: a busca por brinquedos de papelão teve um aumento de 85% durante a pandemia, sabia?

Junto com a tendência de reaproveitamento, as caixas maiores podem virar uma casinha de boneca ou um avião, enquanto as menores podem se transformar em máquinas fotográficas.

E repare que até mesmo os rolinhos de papel higiênico são ótimos candidatos a virarem binóculos para completar a brincadeira. O item, aliás, é tão versátil que fizemos uma seleção inteirinha de atividades só usando ele. Olha só!

Abordar o aquecimento global e suas consequências é um assunto sério, atual e que precisa ser ensinado desde cedo para que tenha impacto nas futuras gerações. Para crianças em idade pré-escolar, vale começar ensinando sobre o clima, estações do ano e como o modo como a gente cuida da natureza influencia na saúde do planeta.

Uma boa ideia que encontramos no Pinterest é pintar pedrinhas coletadas no quintal e no jardim (confira mais brincadeiras usando elemento da natureza aqui!). Use tinta para fazer os desenhos e finalize com canetinhas marcadoras pigmentadas (tipo Posca).

As pecinhas depois podem ser usadas para a criança mostrar como está o tempo no dia e ser um ponto de partida para conversas sobre mudanças climáticas.

As famosas garrafinhas sensoriais também nunca mais saíram de moda e podem auxiliar nesta tarefa do clima, além de ajudar a acalmar as crianças. Use elementos como glitter, folhas, algodão e corante para recriar cada estação do ano.

4) Simplicidade: use o que você tiver em casa

Em tempos de crise, muitas vezes não podemos comprar materiais caros de pintura ou novos kits de artesanato. Por isso, a tendência de usar recursos simples e que temos em casa é um retorno às origens do artesanato.

Um exemplo de usar o que se tem em mãos é esta atividade com sal que você já deve ter visto rolando aí no seu feed. Um hit também do Instagram, a arte consiste em aplicar cola branca numa folha sulfite formando um desenho. Em seguida, cubra de sal e espere secar.

Os cristais dão o efeito 3D da figura e aí é só colorir com tinta aquarela ou guache diluída em água usando um conta-gotas ou um pincel. Uma variação é tingir o sal com corantes antes de colar, o que também pode ser divertido.

Além do papelão que já citamos acima, os materias que vão para o cesto de reciclagem podem ser ressignificados e render bons DIY para fazer com as crianças. As possibilidades são infinitas, mas já adiantamos que a tradicional bandeja de ovos pode render monstrinhos com bocas articuladas e as caixas de leite podem virar casinhas fofas por conta das abas que parecem telhados.

E se você tem pequenos cientistas por aí, esta sugestão de transformar o galão de sabão em um microscópio pode agradar em cheio. Com recortes feitos pelos adultos e um rolo de papel toalha encaixado, o objeto ganha forma e horas de diversão garantida.



Fonte: Bebê.com



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais