Notícias

As pessoas mais felizes do mundo vivem onde há grande oferta de manteiga

Compartilhe:     |  4 de março de 2019

Segundo o Relatório de Felicidade Mundial, países com mais oferta de manteiga têm maior nível de felicidade. O Haiti e outros países com pouca oferta de manteiga têm nível baixo de satisfação com a vida. O inverso é verdade: países como a Alemanha têm altos níveis nas duas categorias. Mas qual é a relação entre as duas informações?

Cidadãos desses países responderam em 2013 a uma pesquisa sobre a satisfação com a via. Eles deram uma nota de 0 a 10 para a própria satisfação. Já a oferta de manteiga per capita no país é medida em quilos.

Eixo vertical indica satisfação com a vida, eixo horizontal indica oferta de manteiga per capita

O relatório de 2018 cruzou as duas informações e produziu um gráfico com vários países do mundo. Os países com nível de felicidade maior que sete pontos foram México, Brasil, Israel, Holanda, Costa Rica, Canadá, Austrália, Bélgica, Alemanha e Islândia. Já os países com felicidade menor do que cinco foram Haiti, Camarões, Malaui, Madagascar, Congo, Sri Lanka, Angola, Senegal, Bangladesh, Ruanda, Quênia, Mongólia, Geórgia, entre outros.

Países mais felizes e com mais manteiga

De acordo com este gráfico, há uma proporção direta entre níveis de satisfação auto-relatados e oferta de manteiga. O relatório não oferece uma explicação definitiva para o fenômeno, mas há algumas hipóteses.

A primeira é que a grande oferta de manteiga indica que há também uma grande oferta de laticínios em geral, incluindo o queijo. No leite fresco e no queijo, encontramos a caseína, proteína com sequência de sete aminoácidos que se parecem com nossas endorfinas naturais, substâncias que dão sensação de prazer. Pode ser que a ingestão de laticínios esteja causando sensação de felicidade nessas populações.

A outra hipótese é que talvez não exista aqui uma relação de causa e consequência entre as duas coisas. Neste caso, algum outro motivo influencia tanto a satisfação das pessoas quanto a oferta de manteiga, como cultura alimentar, renda ou maior acesso a criação de bovinos e seus derivados. [Big Think]

Países tristes e sem manteiga



Fonte: Hypescience



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais