Geografia Ambiental

Aspectos físicos da Oceania

Compartilhe:     |  5 de julho de 2020

Aspectos físicos da Oceania - Brasil EscolaCom extensão territorial de 8.526.462 quilômetros quadrados, correspondendo a 5,8% das áreas continentais, a Oceania é o menor continente terrestre. Essa região é formada por 14 países: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

A Austrália ocupa cerca de 90% da porção continental, os outros países são formados por ilhas e atóis no Oceano Pacífico, sendo que a maioria é de origem vulcânica. Essas ilhas estão divididas em três grupos: Polinésia (no extremo leste), Melanésia (porção central) e Micronésia (porção norte).

O relevo da Oceania é caracterizado pela grande diversidade de formações, onde é possível detectar unidades geomorfológicas como, por exemplo, a cordilheira australiana e as cadeias de montanhas. A Austrália possui extensas áreas de formação planáltica muito antiga. Esse país também abriga montanhas (nas porções leste e sudeste), conhecidas como os Alpes.

A Oceania é o único continente que possui países nos quatro hemisférios da Terra – Setentrional, Meridional, Ocidental e Oriental. As principais Zonas Climáticas que o continente ocupa são a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e a Zona Glacial Antártica) e a Zona Intertropical (entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer).

Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas. A fauna é representada pelos cangurus, coalas, ornitorrinco, entre outros.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

 



Fonte: Brasil Escola



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais