Trilhas da Paraíba

Assunção

Compartilhe:     |  3 de fevereiro de 2018


A cidade de Assunção está localizada na região do Cariri paraibano, distante 223 quilômetros da capital João Pessoa. O município limita-se ao norte por Junco do Seridó e Tenório; a leste por Juazeirinho; ao sul por Taperoá e a Oeste por Junco do Seridó e Salgadinho.

Clima – O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.10 Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. Segundo a divisão do Estado da Paraíba em regiões bioclimáticas o município possui bioclima sub-desértico quente de tendência tropical. A precipitação média anual é de 522mm (Período 1962-1985), 81% das quais concentradas de fevereiro a maio. As temperaturas médias são da ordem de 25 graus.

Vegetação – A vegetação nativa é a caatinga hiperxerófila do Seridó.

Hidrografia – O município de Assunção está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Paraíba, sub-bacia Taperoá. Seus principais tributários são os riachos do Junco, dos Frades, Catolé, da Cachoeira, Mucutu, da Canoa, Capim-Açu, dos Ferros, Olho da Serrinha e Quixelô, a maioria de regime intermitente. Conta com os açudes Seridozinho e as lagoas da Maçaranduba, dos Frades, da Serra Branca, do Cavalo e dos Tanques.

Economia – A base econômica do município é a agricultura e a pecuária. Os principais produtos agrícolas são o algodão, feijão, milho, mandioca e arroz. Na pecuária, destacam-se as criações de caprinos e bovinos. Há uma participação menor da ovinocultura e a avicultura.

Histórico – A região onde se encontra a atual cidade de Assunção fazia parte das sesmarias dos Oliveira Ledo, que desbravaram o Cariri e o Sertão paraibano.  Ana de Oliveira, irmã de Teodósio de Oliveira Ledo, fixou residência na fazenda conforme informações do Sr. Wilson Seixas, que extraiu do livro de notas n° 8.  O município de Assunção foi criado em 29 de Abril de 1994 e se chamava Estaca Zero, sendo distrito de dois municípios, Juazeirinho e Taperoá, e para que ocorresse sua emancipação, houve um movimento social da comunidade, ou seja, um plebiscito, onde a população votou democraticamente e o município concretamente passou a ser cidade.

Pontos Turísticos

Pontos Turísticos Estamos encravados numa das regiões mais secas do estado, mesmo assim temos lindas paisagens rurais e urbanas, a exemplo da serra da grota, uma mata praticamente intocada pelo homem na maior parte do ano e que nas cheias apresenta uma linda cachoeira que aparece como ponto de turistas locais.Temos ainda durante o ano todo a paisagem da Serra da Samambaia, ponto mais alto da cidade.  Cheia de mistérios e rodeada de matas caminhos ainda desconhecidos, a SAMAMBAIA, como é conhecida se torna um atrativo turístico. Além é claro das paisagens urbanas representados por três monumentos em forma de praças, edificações majestosas, que hoje encantam transeuntes e pessoas da cidade. São as praças JOSÉ PEDRO DINIZ, ATEMISTO VIEIRA E PIO SALVADOR DE MARIA.

 



Fonte: Site Oficial - Wikipédia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais