Notícias

Astrônomos encontram dois exoplanetas parecidos com a Terra

Compartilhe:     |  22 de junho de 2019

Astrônomos estão convencidos de que encontraram dois novos planetas parecidos com a Terra. De acordo com estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics, as semelhanças são tão grandes que ambos estão entre os 19 maiores exoplanetas conhecidos que teriam ambientes potencialmente habitáveis para uma futura colonização.

“Os dois planetas se assemelham aos planetas internos do nosso Sistema Solar”, explicou Mathias Zechmeister, astrofísico da Universidade de Göttingen, na Alemanha. “Eles são apenas ligeiramente mais pesados do ​​que a Terra e estão localizados na chamada zona habitável, onde a água pode estar presente na forma líquida.”

Os planetas receberam o nome de Teegarden b e Teegarden b, visto que orbitam a estrela de Teegarden, uma anã vermelha vizinha localizada a apenas 12,5 anos-luz de distância na constelação de Áries, considerada uma das menores estrelas já descobertas. Com oito bilhões de anos, ela foi descoberta em 2003 é 10 vezes mais leve do que o Sol.

“Ambos os planetas têm uma massa mínima próxima a uma massa terrestre, e uma composição rochosa, parcialmente de ferro ou água”, escreveram os pesquisadores no estudo.

Isso não significa que os dois planetas são, de fato habitáveis, mas os cientistas consideram um sinal promissor. O Teegarden b completa a sua órbita em apenas 4,9 dias terrestres e obteve o maior Índice de Similaridade com a Terra. Já o Teegarden c completa sua órbita em 11,4 dias terrestres.



Fonte: Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Projeto de lei ‘Animal não é coisa’ é aprovado pelo Senado

Leia Mais