Notícias

Ativistas querem libertar golfinho ‘cor-de-rosa’ mantido em cativeiro no Japão

Compartilhe:     |  15 de abril de 2015

Único no mundo em cativeiro, o golfinho albino Angel vive num aquário em Taiji, no Japão, desde o ano passado, e ativistas estão fazendo uma campanha para que o animal volte para o mar. Ele foi capturado ainda bebê durante uma caça anual aos golfinhos, e acabou virando uma atração turística do Taiji Whale Museum em janeiro de 2014.

Grupos de defesa dos animais acusam o aquário de deixar Angel num tanque pequeno e isolado. Um deles, o “Dolphin Project”, iniciou uma movimento para que o Japão pare com as caças a golfinhos e o animal raro seja libertado no oceano. No site deles na internet, é possível assinar uma carta para ser entregue ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

O golfinho rosa recebe cuidados no aquário
O golfinho rosa recebe cuidados no aquário Foto: Reprodução/ Internet/ Taiji Whale Museum
O golfinho rosa recebe cuidados no aquário
O golfinho rosa recebe cuidados no aquário Foto: Reprodução/ Internet/ Taiji Whale Museum

Num trecho do documento, os ativistas explicam que a caça em Taiji só começou em 1969, e não é uma “tradição antiga” como defendem muitos japoneses. “Recentemente, durante uma das caças em Taiji, um golfinho albino raro chamado Angel foi capturado e separado de sua mãe e da família. Ela agora nada sozinho em uma pequena piscina no museu em Taiji, onde sua vida está em perigo. Sem sua mãe ele provavelmente vai morrer”.

Detalhes do animal
Detalhes do animal Foto: Reprodução/ Internet/ Taiji Whale Museum

Golfinhos albinos são raros e, segundo os grupos de defesa dos animais, apenas 14 animais desse tipo foram vistos no mundo. O “Taiji Whale Museum”, divulgou, em seu site, a informação de que o golfinho estava numa piscina exterior quando chegou ao aquário, mas agora está protegido da luz do sol porque sua vista é sensível. Os olhos do animal são rosas e a pele é cinza clara, mas com a luz do sol parece ser rosada. Eles também divulgaram fotos do animal passando por exames de sangue e sendo cuidado por uma tratadora.

Um exame de sangue foi feito para verificar o DNA do animal
Um exame de sangue foi feito para verificar o DNA do animal Foto: Reprodução/ Internet/ Taiji Whale Museum

O Dolphin Project mostrou ainda vídeos do animal em cativeiro. O primeiro registro mostra Angel bebê. O segundo mostra o animal há dois meses durante a visita de uma voluntária.

O golfinho está num aquário protegido
O golfinho está num aquário protegido Foto: Reprodução/ Internet/ Taiji Whale Museum


Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais