Notícias

Aumento da temperatura da Terra pode superar limite estabelecido pela ONU

Compartilhe:     |  2 de junho de 2021

Um alerta feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) preocupa cientistas e ambientalistas que lutam contra o aquecimento global. Segundo um estudo realizado pelo Escritório de Meteorologia do Reino Unido (Met Office), em algum momento nos próximos cinco anos a temperatura do planeta pode aumentar 1,5ºC.

Avaliar o aumento da temperatura global no contexto das mudanças climáticas se refere à temperatura média global de longo prazo, não às médias de anos ou meses individuais. No entanto, uma ultrapassagem temporária do nível de 1,5 grau já pode ser vista nos próximos anos”, afirmou o professor Adam Scaife, chefe de previsões sazonais do Met Office.

O Acordo de Paris, de 2015, previa que as nações assinantes unissem esforços para não permitir que o aquecimento global chegasse a 2ºC, ficando, no máximo, em 1,5ºC. Agora, as estimativas dão conta de que ao menos em um ano até 2025 esse número seja ultrapassado.

© Veronica Raner

O Sol se põe por trás da montanha enquanto campos de exploração de petróleo funcionam em plena atividade em Lost Hills, na Califórnia.

De acordo com a pesquisa, a probabilidade disso acontecer é de 90% pelo menos. Seria o ano mais quente, desbancando 2016 do topo do ranking.

O tempo está acabando para que medidas duras sejam tomadas e nós precisamos delas agora”, alertou o pesquisador Leon Hermanson, do Instituto de Meteorologia do Reino Unido.

O estudo também indica que há mais chances de áreas áridas como a região da África ao sul do deserto do Saara se tornar mais úmida. Além disso, espera-se um aumento no volume de ciclones tropicais no Oceano Atlântico.



Fonte: MSN - Hypeness



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como não repreender seu cachorro – Dicas de cuidados e educação

Leia Mais