Notícias

Aumento da temperatura do oceano intensifica branqueamento de corais

Compartilhe:     |  9 de janeiro de 2021

O processo de branqueamento, no qual os corais perdem a cor, pode causar a morte desses animais

O aumento da temperatura do oceano causado pelas mudanças climáticas tem intensificado o branqueamento de corais no Brasil. Esse fenômeno é caracterizado pela perda de cor dos corais, que ficam mais frágeis ao terem seu esqueleto exposto.

Por conta do risco de letalidade que esses animais são submetidos por conta do branqueamento, um relatório sobre o tema foi elaborado pelo Projeto Coralizar como forma de alerta. O documento foi executado pelo Instituto Nautilus e recebeu o apoio do WWF-Brasil e o do Instituto Neoenergia.

Embora esteja relacionado às mudanças climáticas e à acidificação dos oceanos, o processo de branqueamento também está associado às ações humanas, que deterioram a natureza e prejudicam os animais.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, com a quarta onda global de branqueamento, pode ocorrer a morte de 70% a 90% dos corais caso a temperatura da superfície do mar aumente 1,5ºC.

Em Porto de Galinhas, no estado de Pernambuco, algumas espécies de corais foram atingidas em mais de 90% de sua população. Frágeis, elas não puderam ser envolvidas em experimentos realizados pelos pesquisadores que agora articulam o ‘Desafio de Restauração de Corais’ para apresentar metas de recuperação desses animais.



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais