Notícias

Ave que se acreditava estar extinta no Estado volta a ser vista

Compartilhe:     |  20 de junho de 2018

Dois anos se passaram desde a última aparição de uma águia da espécie harpia no Estado. A ave chegou a ser considerada extinta no Rio Grande do Sul, mas um exemplar do animal foi visto no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas.

O mais recente registro foi feito pelo guarda-parque da Unidade de Conservação, Carlos Kuhn, em 8 de junho. A notícia foi divulgada nesta última segunda-feira (18) pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado (Sema).

Considerada uma das maiores aves de rapina do mundo, o animal é classificado como “criticamente em perigo” na lista de espécies sob ameaça de extinção. A última vez em que o animal tinha sido visto, foi em junho de 2016, no mesmo parque.

Atualmente, a ave pode ser encontrada na Amazônia e em algumas florestas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além de registros pontuais no Sul.

De acordo com as características específicas da plumagem, pressupõe-se que o animal avistado no Turvo tenha uma idade aproximada de três anos.

Segundo a gestora do parque, Solange Dias, o animal pode ser filhote da harpia encontrada no mesmo local em 2016.



Fonte: Gaucha AZ



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

O pet precisa de suplementação alimentar equilibrada

Leia Mais