Notícias

Azeite de oliva mata milhões de aves. Um grave problema ambiental

Compartilhe:     |  18 de outubro de 2019

azeite de oliva faz toda a diferença no preparo de pratos, seja no sabor, seja para a saúde. Mas, surpreendentemente, nem tudo é positivo em relação a ele.

Item indispensável da culinária mediterrânea, o azeite de oliva faz bem para quem o consome, mas faz mal para milhões de aves. A sua produção é um verdadeiro problema para o mundo animal.

Uma pesquisa publicada na revista científica Nature afirma que, somente na Espanha, 2 milhões de aves morreram por causa da colheita noturna de azeitonas, como informa o Instituto Humanitas Unisinos.

Acontece que a colheita de azeitonas é feita nesse período do dia para preservar o aroma do fruto e impedir que murchem ao sol. Entretanto, é justamente à noite que as aves descansam nos ramos das oliveiras. Crendo estarem protegidos, os pássaros ficam desorientados com a luz de máquinas e veículos. Muitos deles têm ataques cardíacos tamanho o susto.

Outro agravante é que a estação de colheita azeitonas coincide com a chegada das aves migratórias à região mediterrânea, no inverno.

O caso da Espanha é mais alarmante porque o país é o principal produtor de azeite do mundo. Mas em Portugal a situação tampouco é diferente, já que quase 100 mil aves morrem anualmente por lá.

Os pesquisadores defendem que o problema não deve ficar restrito apenas aos países produtores de azeite, mas que deve ser encarado de forma global. De acordo com a Direção de Gestão de Ambientes Naturais e Áreas Protegidas da Andaluzia,

“trata-se de um problema real, atual, com graves consequências ambientais que ultrapassam os limites geográficos andaluzes e hispânicos”.

Na Espanha, morrem 100 aves por hectare. Na França, como a colheita é mais artesanal, o número de mortes é menor. Na Grã-Bretanha, alguns estabelecimentos estão trocando os fornecedores de azeite, dando preferência àqueles que fazem a colheita manualmente.

Quem poderia imaginar que o azeite de oliva poderia fazer algum mal?



Fonte: Greenme - Gisella Meneguelli



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais