Notícias

Baleias cachalotes dormem verticalmente para se proteger

Compartilhe:     |  28 de junho de 2020

Imagens incríveis captadas por pesquisadores mostram baleias cachalotes dormindo verticalmente no oceano. Segundo cientistas, é comum que baleias escolham uma posição em “forma de vagem” para tirar pequenos cochilos durante longas viagens. As sonecas das baleias duram aproximadamente 12 minutos.

Outro fato interessante é que as baleias desligam apenas metade do cérebro para dormir. Assim, elas conseguem descansar, mas manterem-se em alerta contra predadores e ainda focar na respiração. Ao contrário dos sistemas respiratórios em humanos, o sistema respiratório de um golfinho ou baleia é voluntário.

Isso significa que as baleias devem manter pelo menos parte de seus cérebros acordados para “acionar” cada respiração. Dormir na vertical auxilia tanto a captura de oxigênio quanto favorece reações de defesa rápidas. As baleias passam cerca de 7,1% do tempo dormindo.

Estudos indicam que apesar de adormecer apenas metade do cérebro, baleias podem exibir sinais de sono REM, fase do sono em que seres humanos sonham. Veja abaixo cachalotes dormindo:



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Uma casa ambientada para você e seu pet

Leia Mais