Trilhas da Paraíba

Banho de água mineral

Compartilhe:     |  27 de abril de 2014
Image
Ex-açude abandonado, cenário de pequenos filmes e local de alto valor hidrogeológico, o Balneário das Águas Minerais, em Santa Rita, a 12 Km de João Pessoa, surge na rota do turismo paraibano como mais uma opção, para pessoas de todas as categorias sociais. A opinião é do arquiteto Arthur Lins Pessoa, 45 anos, especializado em estudos sobre áreas públicas de lazer. Para ele, todas as classes sociais têm acesso a este parque aquático municipal, justamente porque os serviços nele oferecidos – tobogã, ducha-chafariz e outras atrações, são totalmente grátis, inclusive o estacionamento.“O balneário de Santa Rita foi escolhido para gravarmos o filme Elvis e o pé de maçã, pelas suas excelentes potencialidades históricas, naturais e culturais, pouco exploradas em obras de vídeo”, diz o cineasta Bruno Sales. Já a supervisora e diretora executiva do filme, Ana Bárbara, endossa a opinião de que, sendo o balneário utilizado pela comunidade de Santa Rita para banhos, pesca, prática de esportes e caminhadas, sempre será identificado como setor ideal para cenas de filmes que instruam a população sobre ecologia e meio-ambiente.

A construção deste parque aquático de razoáveis dimensões foi projetada em 2011, no segundo mandato do prefeito Marcus Odilon. A idéia ganhou endosso da primeira dama, a arquiteta e bacharela em Direito Ana Lúcia Ribeiro Coutinho. A Prefeitura de Santa Rita construiu tudo com recursos próprios, inclusive a lateral do antigo açude, a mais prejudicada pelo tempo. Hoje, o balneário inclui áreas de lazer para crianças, adultos e adolescentes.A reforma do velho açude, transformado em balneário de primeira linha, também trouxe benefícios para a população trabalhadora do Alto do Eucalipto, que agora utiliza uma ponte metálica para atravessar um vão de área acidentada. Antes, a passagem era feita sobre uma pinguela de madeira, causadora de muitos acidentes.

Uma das primeiras festas realizadas no Balneário foi o Carnaval Molhado de 2011, que atraiu mais de 20 mil foliões. Com o auxílio de professores de educação física, nesta área também são feitas caminhadas no início do dia e ministradas aulas de natação, tudo com orientação técnica de academias especializadas de Santa Rita. “O Balneário das Águas Minerais se tornou a maior atração turística popular da Grande Área Metropolitana da Capital.
Localizado na Mesorregião da Mata Paraibana e na Microrregião de João Pessoa, Santa Rita é o município que mais possui fontes de água mineral no estado e por localizar-se na Unidade Geoambiental dos Tabuleiros Costeiros. O município dispõe de uma riqueza mineral de alto teor, o que é facilitado por ser atravessado, em sua parte subterrânea, por um aqüífero de razoáveis dimensões. Daí sobrevém outro topônimo popular que denomina Santa Rita de “Cidade das Águas Minerais”Fonte: Jornal A União – Hilton Gouvêa (Texto) – Ortilo Antônio (Foto)
30.03.2014



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Primeiros socorros: o que fazer quando o seu pet precisa de ajuda

Leia Mais