Trilhas da Paraíba

Baraúna

Compartilhe:     |  30 de abril de 2017

O município de Baraúna fica localizado na região da Borborema, no Seridó Oriental, e limita-se com os municípios de Picuí (13 km), Cuité (22,5 km), Sossêgo (12 km) e Pedra Lavrada (25 km). O clima é do tipo semi-árido (desértico), quente e seco, com temperatura média de 26º. A Vegetação originária predominante no município são as caatingas hipoxerofilas, definidas como formação de porte variável. As espécies originárias mais frequentes são: Baraúna, Aroeira, Juazeiro, Jurema e Marmeleiro.

História

A História de Baraúna inicia–se no ano de 1927, quando da construção de uma capela. Em 1952, inicia–se propriamente a sua fundação, com a construção de casas em volta da capela, foi o marco do sugirmento do lugar que na época era apenas um sítio chamado de Baraúnas, pertencente a tradicional e históricas famílias LOURENÇO E FELIPE (BARAUNA – nome de uma arvore de médio porte, tendo em vista a existência de muitas árvores por nome de baraúna o lugar recebeu o nome da mesma), a partir de então começou a construção a se formar aglomerados de casas em volta, dando origem a um povoado. Que pela suas terras fértil foi atraindo pessoas oriundas de outras localidades vizinhas.

Em 09 de março de 1959, realiza–se a primeira feira livre, contribuindo para o primeiro impulso econômico. Em 1960 passou a ser Distrito do município de Picuí–PB, distante 28 (vinte e oito) Km. Em 29 de abril de 1994, deu-se a criação do Município, efetuando–se a sua instalação em 1º de janeiro de 1997, desmandando–se então do município de Picuí, o qual fez parte, e agora denominada cidade de BARAÚNA – PB. Terra que de tudo que se planta dá.

Turismo

O município de Baraúna, com sua expressa riqueza: econômica, natural e cultura, faz dessa uma cidade desejada, por seu clima ser diferenciado das demais cidades vizinhas, de realizar um brilhante trabalho no objetivo de difundir e popularizar a cultura local e os inúmeros eventos, no qual tem a função de agregar valores e potencializar o turística da cidade. Podemos destacar no turismo os fosseis gigantes encontrados no município.

FESTA DO MILHO

 É tradição baraunense celebrar em junho a Festa do Milho. Brilha aqui um grandioso espetáculo artístico e cultural. Os baraunenses compartilham suas alegrias com os visitantes. Toda a cidade se enfeita para fazer dessa grandiosa festa uma vitrine dinâmica para o turismo da região e do município.

Ossos Gigantes

Os ossos gigantes encontrados no municipio de Baraúna, que segundo curiosos acreditam ser fosséis de uma preguiça gigante foram encontrados numa lagoa proximo a cidade, no momento em que estavam fazendo a limpeza da mesma. Pesquisadores levaram uma amostra para análise, mas ainda não se tem o resultado.

Cultura

O município de Baraúna se destaca em vários aspectos da vida cultural, entre eles podemos destacar: As Festas de Padroeira, de Emancipação Política, Festas Juninas, Festa do Milho, Quadrilhas, Forró da 3ª Idade e um bom forró Pé de Serra. Dentre estas podemos destacar as datas comemorativas, onde é festejadas com muita alegria e entusiasmo, como: o Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. Destacamos também na cultura do nosso município, os grupos: de Dança, Capoeira e a Banda de Música local, que muito abrilhantam as nossas festividades, buscando resgatar os fatos marcantes de nossa história.

Memória – Livro

Na nossa cultura, podemos destacar também o livro “Memória Viva”. A história de Baraúna baseada na memória e pesquisa de Severino Passos, é um marco em sua vida, um misto de dever cumprido, satisfação e uma forma de agradecimento a cidade de Baraúna que tão bem o acolheu. Um registro do que na visão de Severino Passos, são os momentos mais relevantes desse municipio. São relatos de experiências proprias e alheias, pois presenciou grande parte dos acontecimentos dese jovem município.



Fonte: Famup - Prefeitura Municipal de Baraúna - Blog Jornal de Araruna



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Uma casa ambientada para você e seu pet

Leia Mais