Notícias

Solução ecológica: Bares pelo mundo estão adotando canudos de macarrão

Compartilhe:     |  15 de outubro de 2019

Depois dos canudos de papel e metal, a mais nova alternativa aos utensílios plásticos são os canudos de macarrão. Uma rápida pesquisa pela hashtag #pastastraw revela que a solução tem sido adotada por todos os cantos: Alemanha, Inglaterra, Austrália, Bulgária e até na ilha de Bora Bora.

Aqui no Brasil não é diferente. Discretamente, a opção tem sido adotada por bares e lanchonetes e, aos poucos, vai agregando mais adeptos. Os canudos de macarrão podem ser encontrados em bares de Campinas (SP), na capital paulista, em Brasília e Goiânia – só para citar alguns. O tipo bucatini (espaguete com furo no meio) é o eleito à solução ecológica.

Mesmo presente em tantos locais, foi a Itália que ganhou destaque nos últimos dias. Diversos sites internacionais têm afirmado que os bares no país aderiram à alternativa. Agora, dizer que os italianos estão usando pasta para substituir os canudinhos parece uma piada pronta. E talvez seja. O que acontece é que tais matérias são baseadas em uma publicação na rede social Reddit, veja abaixo:

“Aqui na Itália, os bares estão começando a usar massas como canudos para reduzir o uso de plástico. Nossa tecnologia surpreende o mundo outra vez”, diz a publicação.

Menos popular no Brasil do que Facebook, Instagram e Twitter, o Reddit está repleto de curiosidades em suas comunidades online. Neste caso, com o sucesso estrondoso que atraiu milhares de comentários, o próprio autor da publicação afirmou posteriormente que a foto não era dele. O conteúdo no entanto já tinha “viralizado”.

Todo o barulho causado pela inusitada alternativa também chamou atenção para a empresa Stroodles. Com sede em Londres, ela já vende os canudos feitos de água e trigo especialmente para substituir os canudinhos de plástico:

Como quase todas as soluções já apresentadas, esta também tem suas desvantagens: não pode ser usada para bebidas quentes, não é dobrável (sendo empecilho para quem tem necessidades especiais) e podemos ainda questionar o desperdício gerado, caso a solução seja regra e não exceção. Salvo aqueles que têm uma real necessidade, é preciso reforçar o fato de que os canudos geram muito impacto para poucos segundos de uso. Deixá-los de lado pode ser a alternativa mais simples e eficaz.

Confira abaixo algumas fotos dos adeptos dos canudos de macarrão:



Fonte: CicloVivo - Marcia Sousa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais