Dicas de Praia

Barra Grande – Piauí

Compartilhe:     |  10 de maio de 2020

Barra Grande do Piauí: as dicas do Viaje na Viagem

Esta praia isolada no extremo norte do país é mais parecida com a paisagem do Caribe do que com o resto do Nordeste. Em vez de trechos de areia cercados por Mata Atlântica, está em uma faixa superestreita de terra com nada menos que 66 km de extensão, em meio a coqueirais esparsos. Na orla, algumas casas e pouquíssimas pousadas.

Assim como Gostoso, também tem vento forte o ano inteiro, por isso é tão comum ver veleiros e praticantes de kitesurf. Localizada no município de Cajueiro da Praia, Barra Grande tem uma característica curiosa: abriga uma vila de pescadores engajados na preservação dos cavalos-marinhos. Não espere nem um tipo de sofisticação no serviço ou na gastronomia – que, apesar disso, é deliciosa, repleta de peixes frescos e frutos do mar.

Onde ir

Trilha do cavalo-marinho
Oferecido pela BarraTur, uma associação de moradores locais que prestam serviço de guias, a excursão ingressa na Ilha do Cavalo-Marinho, para conhecer o habitat natural e o berçário dos encantadores animais. R$ 55 por pessoa.

Praia da Barrinha
A extensa faixa de areia branca da orla fica próxima a Barra Grande, apenas 2 km. A pacata vila com poucas centenas de habitantes é cenário perfeito para relaxar e curtir um bom livro ouvindo o barulhinho das ondas, já que é uma das praias mais tranquilas do litoral piauiense.

Como chegar
O aeroporto mais próximo é o de Parnaíba, a 70 km de Barra Grande (uma hora pela BR-402 e Rua São José), mas recebe voos de apenas algumas cidades brasileiras, como São Paulo e Recife. O segundo mais próximo é o de Teresina, a 400 km.



Fonte: Cidade Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais