Notícias

Benefícios da farinha de frango – Para que serve, como fazer e receitas!

Compartilhe:     |  6 de setembro de 2020

Conheça as propriedades e benefícios da farinha de frango, para que serve, como fazer e receitas para você usar essa farinha low carb em sua dieta.

Você já imaginou uma farinha que apresenta nenhum carboidrato, contém muita proteína e várias propriedades? Esse é o caso da farinha de frango, que vem se tornando mais popular principalmente entre as pessoas que seguem a dieta low carb ou a dieta Atkins.

Além disso, ela é muito fácil de fazer e uma ótima maneira de reaproveitar o frango que sobrou do dia seguinte.

Índice deste artigo:

O que é a farinha de frango

Como o próprio nome diz, a farinha de frango é feita com a carne do frango e você pode fazê-la tanto fina quanto grossa.

A farinha de frango fina é muito parecida com as farinhas tradicionais e pode ser usada para fazer as mais diferentes receitas, já que não apresenta nenhum gosto característico do frango. Por isso, você pode usá-la inclusive em receitas doces!

Já a farinha de frango grossa é mais parecida com uma farinha de rosca e o seu sabor lembra um pouco mais o sabor do frango.

Benefícios da farinha de frango

Basicamente, por ser feita do frango, ela acompanha os mesmos benefícios do frango para a saúde e boa forma.

Trata-se de uma farinha composta por muitos nutrientes, que não contém carboidratos e que em cada 100 gramas apresenta 162 calorias. Veja agora, em detalhes, para que serve e seus benefícios para a saúde.

1. Rica em vitaminas e minerais

A farinha de frango é muito rica em vitaminas e minerais, como por exemplo as vitaminas B, que ajudam o corpo a produzir energia e a formar os glóbulos vermelhos saudáveis.

Ela também apresenta a vitamina D, que ajuda na absorção de cálcio e fortalece os ossos, e a vitamina A, que oferece benefícios à visão e desempenha um importante papel no sistema imunológico.

Entre os minerais, estão o ferro, que atua na formação da hemoglobina, prevenção da anemia e atividade muscular; sódio e potássio, que são eletrólitos que auxiliam no equilíbrio de fluido; e o fósforo, que combate fraquezas e apresenta benefícios para a saúde óssea, função cerebral, dentes e problemas metabólicos.

2. Controle da pressão arterial

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry em 2008, o consumo de frango também foi útil no controle da pressão arterial.

Ao seguir uma dieta rica em frango, nozes, laticínios com pouca gordura, legumes e frutas, foram observadas melhorias em pessoas com hipertensão.

3. Ajuda a reduzir o colesterol ruim ou LDL

A American Heart Association recomendou o consumo de frango ou peixe em vez de carne vermelha para reduzir o risco de colesterol alto e de doenças cardiovasculares.

A instituição diz que o consumo de frango ou peixe deve ser limitado a níveis normais, pois o consumo excessivo também pode levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

4. Alto teor de proteínas

A farinha de frango contém todas as propriedades, como as proteínas, da carne do frango. De acordo com o USDA FoodData Central, o peito de frango apresenta 14,73 gramas de proteína a cada 100 gramas, sendo um dos alimentos mais ricos em proteínas.

A proteína desempenha um papel importante na dieta já que é feita de aminoácidos, que são os blocos de construção dos músculos. Geralmente, a quantidade recomendada de proteína necessária diariamente é de 1 grama por 1 kg de peso corporal.

5. Perda de peso

Sabe-se que dietas com altos níveis de proteína são eficazes na redução de peso e o frango se encaixa bem como parte de uma dieta rica em proteínas para perda de peso.

No caso da farinha de frango, ela é ainda mais interessante para quem quer emagrecer porque, além de ser rica em proteínas, também não contém carboidratos, sendo perfeita para a dieta low carb.

Um estudo publicado na revista Nutrition mostra que a perda de peso e melhorias no perfil lipídico total podem ser alcançadas em pessoas que comem regularmente o peito de frango. Isso pode ser atribuído ao seu alto teor de proteínas, 0 carboidratos e baixas calorias totais.

Como fazer farinha de frango

Frango cru

Agora que já conhece os seus benefícios, propriedades e para que serve a farinha de frango para a saúde, é hora de saber como fazer.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Você pode usar o frango pronto que sobrou de outra refeição ou cozinhá-lo até que fique molinho. Se você quiser uma farinha salgada, pode adicionar sal a gosto.

Coloque o frango no triturador de alimentos e triture até que ele fique com a consistência de uma farinha ou farofam se preferir uma farinha mais grossa.

Em seguida, espalhe toda essa farinha úmida sobre uma forma grande e leve ao forno médio preaquecido por até 40 minutos, mexendo sempre. A sua farinha de frango estará pronta quando estiver dourada e seca.

Se preferir, você também pode secar a farinha em uma panela ou frigideira.

Para isso, coloque o frango triturado em pequenas porções e vá apertando e espalhando pela frigideira até que perca toda a umidade e fique levemente dourado e sequinho.

Se quiser uma farinha ainda mais fina, depois de secar bata novamente no triturador de alimentos ou liquidificador.

Receitas com farinha de frango

A farinha de frango, além de trazer muitos benefícios para a saúde, pode ser ótima para substituir as farinhas tradicionais.

Experimente, por exemplo, substituir a farinha de mandioca da farofa tradicional pela farinha de frango e faça uma farofa low carb e super proteica!

Separamos, além disso, algumas receitas para você entender como usar a farinha de frango na sua dieta.

1. Pão de farinha de frango

Essa é uma receita low carb e se você quiser, também pode rechear o seu pão de farinha de frango com requeijão, queijo, atum, legumes, ou o que você gostar.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes menos o fermento no liquidificador com um pouco de água para dar liga. Assim que obter uma mistura homogênea, adicione o fermento e mexa suavemente.

Em seguida, despeje essa mistura em uma forma untada com manteiga e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

2. Pizza de frigideira com farinha de frango

Ingredientes:

Massa

Opção de recheio

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes da massa menos o fermento e bata no liquidificador ou a mão. Assim que a mistura tiver homogênea, coloque o fermento e mexa suavemente. Passe um pouco de azeite ou manteiga na frigideira e aqueça para que a massa não grude.

Em seguida, coloque a massa na frigideira e assim que um lado já estiver dourado vire a massa e coloque o recheio. Você também pode rechear com outros ingredientes. Faça de acordo com o seu gosto.

Assim que colocar o recheio, tampe para que o queijo derreta e os outros ingredientes aqueçam. Assim que a massa estiver pronta, tire da frigideira.



Fonte: Mundo Boa Forma



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais