Notícias

Berçário para cuidar dos elefantinhos fica no Quênia; maior parte deles perdeu as mães

Compartilhe:     |  26 de julho de 2014

Elefantinhos órfãos

Na natureza, os filhotes em geral precisam de algum tipo de suporte para crescer. Quando se trata de mamíferos, essa é praticamente uma afirmação incontestável. Esse suporte materno/paterno inclui carinho. Foi partir dessa premissa básica que a ONG David Sheldrick Wildlife Trust criou um orfanato para os pequenos… elefantes!

Sim, os imensos, mas ainda assim, filhotinhos precisam de carinho como qualquer outro mamífero. O berçário para cuidar dos elefantinhos órfãos fica em Nairóbi, capital do Quênia. A maior parte deles perdeu as mães por causa da caça ilegal na África. O orfanato funciona como um centro de reabilitação, dando uma esperança de futuro para esses animais.

O Quênia sofre com o intenso tráfico de marfim que, além de ser ilegal, prejudica diretamente a espécie, com a matança de elefantes e, indiretamente, o habitat dos animais selvagens como um todo. Assim, o orfanato tornou-se uma arma valiosa para a luta contra o tráfico de marfim na África.

Orfanato de Elefantes
Carinho e mamadeira cheia

A apenas alguns quilômetros do centro da capital, dentro do Parque Nacional de Nairóbi, o orfanato recebe turistas de todo o mundo. A visitação aos “pequenos” é aberta ao público por uma hora diariamente. Durante esse tempo o visitante pode ver os bebês, nos quais as presas debaixo da tromba mal começaram a despontar, se divertindo na lama e tomando as enormes mamadeiras de leite preparadas por seus cuidadores.

Os pequenos paquidermes recebem cuidados e carinho até os três anos de idade, quando retornam para a vida selvagem no parque nacional Tsavo. O projeto, pioneiro na conservação da vida selvagem, é mantido por conta da assistência de várias empresas e do apadrinhamento dos bebês, pois cada elefantinho gera uma despesa média de 900 dólares por mês. A ONG David Sheldrick Wildlife disponibiliza no site a opção de doação e trabalho voluntário.

O vídeo abaixo mostra um pouco do belíssimo trabalho que é feito no orfanato de elefantes do Quênia. Mesmo que você tenha dificuldade com o idioma, pois está em inglês, as imagens explicam tudo. Vale a pena assistir:



Fonte: Bayer Brasil



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos

Leia Mais