Cursos e Congressos

BioConstruindo

Compartilhe:     |  26 de abril de 2015

BioConstruindo

MÓDULO BIOCIDADES – 1 A 4 DE MAIO DE 2015

Sobre o Curso Vivencial

A cada dois segundos uma pessoa se junta à crescente população urbana e, pela primeira vez na história da humanidade, a maioria da população mundial vive em áreas urbanas. O planejamento urbano enfrenta o surgimento de metrópoles numa escala nunca vista. No ano de 1900 havia uma dúzia de cidades no mundo com população maior que um milhão de habitantes; hoje, 28 cidades excedem a marca de oito milhões.

A necessidade de compreender o lugar das cidades no sistema social, político, econômico e, principalmente, ambiental no mundo atual é mais do que importante, sendo sim fundamental. O crescimento da pobreza, a insegurança alimentar e a subnutrição acompanham de mãos dadas a emergência desenfreada da urbanização.

Neste curso propomos a reflexão de nosso papel como agentes proponentes de alternativas e soluções para o gerenciamento da água, dos resíduos, da energia, da mobilidade e do uso da terra através do planejamento e do design permacultural aplicado às cidades.

A sustentabilidade urbana é fundamental para criar equilíbrio e igualdade social em nosso planeta. Ela é a verdadeira evolução que precisamos neste momento crítico da existência do homem sobre a Terra. Os princípios permaculturais contemplam o profundo compromisso de justiça e não exploração, com respeito à vida de todas as criaturas. A chave para um futuro sustentável deve incluir a promoção do cuidado com o planeta, com as pessoas e a partilha justa dos recursos e dos excedentes.

Programação: Cidades Sustentáveis – Iniciativas e Propostas; Saneamento Ecológico; Água – Captação, armazenamento, reuso e biorremediação; Permacultura Urbana; Energia e Moradia.

Vivência prática: Construção de cisterna em ferrocimento.

Local: Ecocentro IPEC, Pirenópolis/GO.

O Curso Inclui

– Participação integral no curso, com 4 dias de uma memorável experiência de aprendizado colaborativo entre instrutores e participantes;
– Oficina de construção de cisterna em ferrocimento;
– Alimentação completa (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). São refeições naturais preparadas por equipe de chefs locais, com ingredientes e culinária regionais;
– Hospedagem em quarto duplo na Vila Ecoversitária – nosso modelo colaborativo de arquitetura e simplicidade;
– Todo o material didático, ilustrativo e referencial do curso.

Carga Horária

32 horas

Educadores

  • André Soares

    André é construtor natural, permacultor, designer e educador. Fundou o Instituto de Permacultura em Queensland na Austrália e em 1997 retornou ao Brasil para trabalhar no programa da ONU para o desenvolvimento sustentável. Sendo coordenador nacional do programa, André Soares capacitou mais de 2000 designers pelo Brasil, tendo grande influência no desenvolvimento da Permacultura Brasileira. Em julho de 1998 foi co-fundador do Ecocentro IPEC. Considerado uma das 50 pessoas mais influentes do meio-ambiente no Brasil, André Soares desenvolveu diversos projetos e empreendimentos no terceiro setor como líder na Fundação Avina.

  • Lucy Legan

    Lucy Legan nasceu em Adelaide, Austrália. Pedagoga, permacultora e especialista em jardinagem, Lucy sempre trabalhou nas áreas de educação e permacultura. Lucy Legan viaja pelo mundo, trabalhando e desenvolvendo projetos para a educação e o desenvolvimento sustentável. No Brasil é co-fundadora do Ecocentro IPEC.  Autora do livro Escola Sustentável, Lucy mostrou de maneira prática e objetiva como é possível envolver educadores e as crianças para uma nova conscientização ambiental, onde o desenvolvimento sustentável nas escolas passa de um sonho para realidade. Ela também escreveu os livros Criando Habitats na Sua Escola Sustentável, Soluções Sustentáveis e O Pequeno Livro de Sementes.

  • Liberalino de Oliveira Neto

    Para Liberalino, a Permacultura é que o achou, quando Lucy e Andre vieram morar na zona rural e criar o Ecocentro-IPEC. Sendo vizinho do ecocentro, começou a frequentar a casa ainda aos 14 anos e dessa convivência com Lucy e André aprendeu tudo sobre permacultura, bioconstrução, ferrocimento, abelhas, e criação de pequenos animais.
    Integrou a equipe de bioconstrução do IPEC no Boom Festival de Portugal nas edições de 2010, 2012 e 2014. É um dos guias do ecocentro para receber escolas e visitantes.
    Possui sua própria produção agroecológica de queijo, leite, ovos, hortas e café.
    Ligado ao sindicato dos trabalhadores rurais particularmente envolvido no projeto de desenvolvimento sustentável e solidário.

  • Marciley Peixoto

    Começou a trabalhar ainda durante sua infância, passou 12 anos pela mineração de Pirenópolis. Trabalhou em padarias e restaurantes durante 7 anos como pizzaiolo, onde já desenvolvia seu gosto pelo manejo de massas. Ainda criança, aprendeu a técnica do adobe com seu avô. Juntou-se ao Ecocentro IPEC há 5 anos, onde aprimorou a técnica do adobe e desenvolveu o domínio sobre as demais técnicas de bioconstrução aqui praticadas, atuando hoje como bioconstrutor e instrutor de aulas práticas no IPEC.

  • Tiago Celestino da Silva

    Autodidata em instalações elétricas, trabalhou como servente de pedreiro desde os 18 anos. No IPEC há três anos, já chegou aqui com a técnica do adobe apurada. Nos últimos anos aprimorou as demais técnicas de bioconstrução e hoje é também um de nossos instrutores.

    Investimento

    Programação Módulo BioCidades, incluindo hospedagem e alimentação completa:
    R$ 1.800,00
    O pagamento pode ser feito em até 3x (sem juros) ou 18x (com juros) em qualquer cartão na plataforma PAGSEGURO.
    Para efetivar sua inscrição, acesse o botão abaixo e siga as etapas de pagamento:

    …………………………………………………………………………………………………………………..
    Desconto de 20% no PACOTE PDC (18 a 27 de abril) + BIOCONSTRUINDO MÓDULO BIOCIDADES
    (1 a 4 de maio): R$3.440,00

    O pagamento pode ser feito em até 3x (sem juros) ou 18x (com juros) em qualquer cartão na plataforma PAGSEGURO.
    Para adquirir o PACOTE PDC + BIOCONSTRUINDO MÓDULO BIOCIDADES, acesse o botão abaixo e siga as etapas de pagamento:

    …………………………………………………………………………………………………………………..
    *Em caso de dúvidas, envie e-mail para [email protected]

    Fonte: IPEC

 



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais