Notícias

Biólogos de GO acompanham a desova da tartaruga-da-amazônia

Compartilhe:     |  14 de outubro de 2014

É época de desova da tartaruga-da-amazônia e em Goiás, agentes do Instituto Chico Mendes fazem o monitoramento dos ninhos nas praias do Rio Araguaia.

Para encontrar os ninhos das tartarugas-da-amazônia é necessário percorrer 40 quilômetros de barco pelo Rio Araguaia, em um percurso que dura uma hora e meia.

O período de reprodução da espécie ocorre de setembro a outubro, cada tartaruga põe em média 100 ovos e os filhotes levam dois meses para nascer. Para tentar driblar os predadores, as tartarugas põem os ovos de madrugada.

As tartarugas encontradas passam pela biometria, são pesadas e medidas. Para chegar aos ninhos, os biólogos seguem os rastros deixados na praia e perfuram a areia com uma haste de ferro para saber o lugar exato onde os ovos foram depositados. Quando um ovo é atingido pelo equipamento, o ninho tem que ser descoberto.

Cada ninho encontrado é demarcado com uma estaca e recebe numeração. Desde setembro até agora foram identificados mais de 800 ninhos.

Além da demarcação com as estacas, os pesquisadores também utilizam um aparelho de GPS para localizar cada ninho. Se a estaca vier a sumir, o aparelho permite localizar o ninho no local exato.



Fonte: Globo Rural



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Não há evidências de que o coronavírus possa infectar gatos

Leia Mais