Notícias

Biopori: método simples pode aumentar absorção de água pelo solo

Compartilhe:     |  20 de janeiro de 2021

Pesquisador da Indonésia desenvolveu um túnel para absorver água e fornecer nutrientes para terra

Dr. Kamir R. Brata é pesquisador da Universidade Agrícola de Bogor, na Indonésia e desenvolveu um método simples e natural para aumentar a absorção de água pelo solo. Batizado de Biopori, o método consiste em abrir um buraco cilíndrico e vertical no solo., com aproximadamente 1 metro de profundidade e 10 centímetros de largura.

O Biopori se transforma em um túnel subterrâneo, protegido pelas raízes de árvores e organismos do solo, como larvas, minhocas e alguns vermes. É necessário usar cimento ou outra forma de contenção no início da cavidade para que ela não se feche.

O método é ecológico e ainda pode trazer outros benefícios. Além de aumentar a absorção de água, pode ser usado como espaço para que resíduos orgânicos sejam decompostos e se transformem em nutrientes para a terra. Em países onde chove muito, o túnel pode ajudar a evitar poças e acúmulo de água que servem como focos de dengue e malária.

Muito simples e prático, o Biopori é indicado para terrenos abertos e quintais. Por razões de segurança, é bom sinalizar a localização do túnel, evitando quedas.

Ao aumentar a absorção de água pelo solo, o Biopori pode ajudar a evitar inundações e suas consequências, principalmente em lugares onde o solo ainda não foi coberto por cimento e pisos impermeáveis.

O Dr. Kamir R. Brata calcula que cada túnel seja capaz de absorver até 180 litros de água por hora. Os microorganismos presentes no solo criam pequenos túneis ao longo do buraco, garantindo a drenagem a oferta de nutrientes. Quando resíduos orgânicos forem depositados no Bioporii são estes organismos que irão atuar na sua decomposição, enriquecendo o solo. Árvores e outras plantas que estiverem próximas ao túnel serão beneficiadas. De acordo com o pesquisador, a ideia é ir preenchendo o túnel com resíduos orgânicos e ir compactando levemente este material a cada descarte.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais