
Um parque flutuante para ajudar a combater um problema mundial: a poluição dos oceanos por partículas de plástico. Um estudo recente realizado pelo PNUMA, agência das Nações Unidas responsável pela conservação ambiental e pelo uso sustentável de recursos naturais, mostra que a contaminação dos mares por esse tipo de material resulta num prejuízo de 13 bilhões de dólares aos ecossistemas marinhos.
O Recycled Island, como é chamado o projeto, consiste em uma ilha artificial flutuante que captaria os resíduos plásticos do rio Nieuwe Maas para impedir que eles cheguem ao Mar do Norte. A ideia é fruto de uma parceria entre arquitetos, acadêmicos, setor privado e poder público de Roterdã, a segunda cidade mais importante da Holanda.
A ilha flutuante vai abrigar um ambiente verde e de entretenimento para a população. Os resíduos plásticos retirados do rio vão servir para a construção de um parque, já que, de acordo com os idealizadores, o lixo coletado tem condições de ser reciclado.
Os blocos de construção do projeto têm capacidade para abrigar pequenos ecossistemas. A parte inferior da plataforma poderá abrigar ovos dos peixes. O vídeo (em inglês) dá uma boa ideia de como vai funcionar o Recycled Island.
Fonte:
Bayer Jovens