Notícias

Bolas usadas nos exercícios ajudam a fazer diferentes tipos de atividade física

Compartilhe:     |  29 de junho de 2014

A Copa do Mundo disputada no Brasil chegou na metade e todo mundo agora só quer saber de bola. O Bem Estar entrou no clima e o programa desta sexta-feira (27) mergulhou nesse tema.

O médico do esporte Gustavo Magliocca e o educador físico José Samora Júnior mostraram diferentes tipos de bola que ajudam na atividade física. Os exercícios vão desde a bola de futebol, para ser chutada mesmo, até as bolas de pilates, que favorecem o fortalecimento da musculatura.

Nem toda bola é usada para ser chutada ou arremessada. O programa mostrou bolas que são pesadas ou grandes demais para um esporte competitivo, mas que são ideais para exercícios específico, sejam de equilíbrio, de força ou de alongamento:

– Kettlebell: tem uma alça e se parece com uma chaleira (“kettle”, em inglês, daí o nome). É usada como um peso dentro de algum tipo específico de treinamento. Serve para exercícios aeróbicos, e por isso ajudam a dar condicionamento físico e a emagrecer. Também é boa para reabilitação e correção de postura.

Medicine ball (Foto: Tadeu Meniconi/G1)
Medicine ball (Foto: Tadeu Meniconi/G1)

 

– Medicine ball: assim como a kettleball, a bola medicinal (como também é chamada) é usada como uma sobre carga para exercícios tradicionais, dando uma dinâmica diferente para o treino. A diferença é que a medicine ball é utilizada principalmente para arremessos em exercícios de potência.

 

 

Bosu e fitness ball (Foto: Tadeu Meniconi/G1)
Bosu e fitball (Foto: Tadeu Meniconi/G1)

 

– Fitball e bosu: é aquela bola grande, inflada, usada em aulas de treinamento funcional e pilates. é usada em alongamentos e trabalha equilíbrio e flexibilidade. Bosu é a versão recortada pela metade da mesma bola, ou seja, é na verdade uma semiesfera. Ela tem funções parecidas com a da fitball.



Fonte: G1 - Bem Estar



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais