Notícias

Brasil é mencionado em relatório da ONU sobre biodiversidade

Compartilhe:     |  6 de outubro de 2014

Documento pede ação global ousada e inovadora para alcançar metas até 2020; reunião da Convenção sobre Diversidade Biológica começa nesta segunda-feira na Coreia.

Por Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O Brasil é mencionado em documento das Nações Unidas lançado nesta segunda-feira sobre a situação da biodiversidade global.

O relatório cita o país como tendo “sucessos no combate ao desmatamento”.

Panorama

Ação “ousada e inovadora” seria necessária “urgentemente” para que os países alcancem as chamadas Metas de Aichi até 2020. Elas foram acordadas globalmente no Plano Estratégico para Biodiversidade.

Em geral, o Panorama da Diversidade Global 4 mostra que houve progresso “significativo”, mas que em muitos casos é necessária uma ação adicional para o plano estratégico em rumo.

Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica, alcançar estas metas contribuiria para prioridades globais mais amplas da agenda de desenvolvimento pós-2015.

Entre elas, estão redução da fome e da pobreza, melhorar a saúde humana e garantir fornecimento sustentável de energia, de alimentos e de água limpa.

No entanto, para alcançar esses objetivos seria preciso mudanças na sociedade, incluindo o uso mais eficiente da terra, da água e da energia, assim como repensar os hábitos de consumo.

Metas

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon destacou a ligação entre biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

Entre as metas em que há sinais de progresso estão o estabelecimento de planos de ação e estratégias e o crescimento de áreas de proteção.

Segundo o relatório, metas como a redução da poluição e a dimunuição pela metade das taxas de desmatamento, e a perda de habitats naturais, precisam de mais ações para que sejam alcançadas até 2020.

Rio+20

O Plano Estratégico para Diversidade 2011-2020 foi acordado pela comunidade internacional em 2010 no Japão. Desde então, ele foi reafirmado pela Assembleia Geral das Nações Unidas durante a Rio+20, em 2012.

A 12ª reunião da conferência das partes da Convenção sobre Diversidade Biológica começa nesta segunda-feira em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

O secretário-executivo da Convenção, Bráulio Dias, afirmou que “as partes estão fazendo progresso e compromissos concretos para implementar as metas de biodiversidade” do plano.

Segundo ele, o relatório “mostra que as ações dever aumentar “significativamente” para que as metas possam ser alcançadas.

 



Fonte: Rádio ONU



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Aromaterapia para cães tem vantagens, mas exige conhecimento

Leia Mais