Notícias

Brasil é um dos líderes mundiais em exportação de água virtual junto com alimentos

Compartilhe:     |  8 de julho de 2014

Se você come um hambúrguer, consome também a água usada para produzi-lo — e não é pouca. Um simples x-salada exige 2,5 mil litros, usados para criar o boi e produzir o queijo, cultivar tomates e alface, além do trigo (que virou farinha e, depois, pão). Este água embutida na produção é chamada de virtual.

O conceito, usado desde 2002, foi adotado pela ONU nas discussões sobre segurança hídrica. O Brasil, com 19% das reservas mundiais, é também um dos maiores exportadores de água. Em 2013, o agronegócio representou 22% do PIB do país, com exportações de US$ 99,97 bilhões. Junto com o açúcar, o café, a soja e a carne, vão embutidos os 112 trilhões de litros de água utilizados na produção.

O problema é que se trata de um recurso finito. “A água doce é o recurso mais ameaçado e em várias partes do mundo vai faltar nas próximas décadas”, alerta Maria Victoria Ramos Ballester, professora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP e coordenadora de um projeto para mapear o consumo de água virtual no país.

A ONU prevê que até 2025 dois terços da população mundial enfrentarão escassez do recurso. Para contornar a geografia, a China, com 1 bilhão de habitantes e apenas 2% da água do mundo, e países do Oriente Médio já compraram pelo menos 230 milhões de hectares de terras em países pobres, em especial na África e na América Latina, um movimento no qual especialistas veem tentativas de controlar a água, seja dos rios ou subterrânea, no lençol freático.

O Brasil tenta se prevenir. Em 2010, o governo federal adotou limites à compra de terras nacionais por estrangeiros. As aquisições no país estavam se tornando comuns, principalmente na região Amazônica, causando preocupações sobre a soberania nacional. É uma discussão em que o poço é um pouco mais fundo. E todos estão de olho na água.

 (Foto: Revista Galileu)

 



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais