Notícias

Brasil já compensou mais de nove vezes as emissões de poluentes geradas pela realização do Mundial

Compartilhe:     |  12 de julho de 2014

O Centro Aberto de Mídia do Rio de Janeiro (CAM RJ) recebeu nesta quinta-feira (10) a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, para falar do tema Sustentabilidade na Copa. A coletiva foi transmitida ao vivo pela TV NBR.

Segundo o balanço oficial já divulgado, o Brasil compensou mais de nove vezes a quantidade estimada de emissões de gases de efeito estufa geradas pela realização da Copa do Mundo da Fifa 2014. A compensação é fruto de um acordo entre o governo federal e empresas para a cessão de créditos de carbono.

Foram 545,5 mil créditos doados para compensar os gases do efeito estufa gerados ao longo da competição. Para se ter ideia do que isso significa, podemos dizer que o esforço equivale à preservação de mais de mil hectares de floresta.

Até o momento,16 empresas aderiram à chamada pública de doação de créditos de carbono. Cabe ressaltar que o o prazo para entrada de novas entidades segue até 18 de julho. A adesão não envolve qualquer transação financeira e as companhias que participarem da iniciativa recebem o Selo Baixo Carbono.

A ministra Izabella Teixeira destacou o primeiro aspecto positivo importante da sustentabilidade na Copa: o trabalho voluntário. Em sua apresentação, ressaltou critérios de preservação do meio ambiental adotados antes e durante o Mundial, como a construção sustentável das arenas; a promoção de produtos agricultura orgânica certificada e ações de controle de resíduos e reciclagem. “Sairemos da Copa com outro patamar de certificações, dado nosso esforço conjunto com o Pnuma”, comemorou.

Tecnologia sustentável

Outra iniciativa sustentável de sucesso durante a Copa é o Passaporte Verde, coordenada pelos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo e pelo Pnuma. A ação incentiva a população das cidades-sede e visitantes a participarem de um futuro mais sustentável, com padrões mais adequados de consumo e produção. Tendo como alvo imediato a Copa do Mundo, mas com uma visão de longo prazo, a ação engajou empresários e turistas, brasileiros e estrangeiros.

Com o slogan “Eu cuido do meu destino”, a campanha Passaporte Verde tem tido cerca de mil novos acessos por dia na website, no aplicativo móvel e nas mídias sociais. Estruturados com os governos estaduais e municipais das 12 cidades-sede, os roteiros trazem mais de sessenta opções de passeios que estimulam vivenciar a sustentabilidade em momentos de lazer.

O diretor executivo do Pnuma ressaltou a importância do programa: “Nosso papel como desenvolvedores dos programas da ONU é oferecer ao país uma série de oportunidades de fazer a alternativa certa. Chamamos isso se consumo e produção sustentável. Não paramos com a Copa do Mundo, apenas começamos. Espero que o Brasil se torne um modelo de consumo sustentável”, disse Achim Steiner.

Sobre CAM

É um espaço para atendimento aos jornalistas nacionais ou estrangeiros, credenciados ou não credenciados pela Fifa, que desejam cobrir a Copa do Brasil 2014 com enfoques diversificados, incluindo investimentos, economia, cultura, gastronomia, turismo, meio ambiente, sociedade, indústria, tecnologias sociais, negócios, etc.

A proposta é oferecer a esses profissionais espaço de trabalho adequado para cobertura jornalística da mídia nacional e internacional sobre o Brasil e uma programação diversificada de coletivas, briefings, day trips, atividades culturais e turísticas; bem como estrutura física adequada de trabalho;

Veículos de comunicação do mundo inteiro, e também os nacionais, poderão utilizar os serviços do CAM, desde que devidamente credenciados no portal da Copa.

O CAM funciona no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (Praça Coronel Eugênio Franco, 1, Posto 6), no período de 09/06/14 a 14/07/14, das 10h às 22h.

Portal Brasil com informações do Centro Aberto de Mídia



Fonte: Portal do Brasil



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais