Notícias

Brasil prepara plano Política Nacional de Florestas Plantadas

Compartilhe:     |  5 de junho de 2014

O governo deve instituir em breve a Política Nacional de Florestas Plantadas no âmbito do Ministério da Agricultura. Entre as ações previstas estão investimentos em pesquisa, assistência técnica e extensão rural, além de crédito exclusivo para fomentar a prática.

O ministro da Agricultura, Neri Geller, informou por meio de comunicado que o país precisa de uma proposta construída com setor privado. “Ou seja, uma agenda positiva que traga segurança e fomento para o setor”, disse ele, que se reuniu ontem com representantes do segmento, em Brasília (DF).

Atualmente, os financiamentos para o plantio de florestas comerciais é feito pelo Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). As taxas de juros variam entre 4,5% e 5%, com limite de empréstimo de até R$ 3 milhões por beneficiário e prazo de pagamento de 15 anos (sendo seis de carência).

A prática comercial da plantação de florestas movimenta cerca de R$ 50 bilhões ao ano no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura. Apenas de eucaliptos, pinus e teca, o total de área plantada é de 6,6 milhões de hectares. Ao todo, o setor emprega 4,7 milhões de pessoas de forma direta, indireta ou por causa do efeito renda.



Fonte: Globo Rural - Agência Estado



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais