Notícias

Brasil suspende importação de maçã, pera e marmelo da Argentina

Compartilhe:     |  25 de março de 2015

O Ministério da Agricultura anunciou na terça-feira (24) que suspendeu a importação de frutos frescos de maçã, pera e marmelo da Argentina devido à presença da praga Cydia pomonella, conhecida como traça da maçã, em carregamentos provenientes daquele país.

A suspensão dos três produtos será válida até que o sistema argentino para mitigação de riscos seja reavaliado.

Por meio de nota, a ministra Kátia Abreu afirmou que todos os cuidados foram tomados. “Na questão de defesa sanitária e controle de pragas e doenças, o Brasil não pode transigir. A tolerância será zero, independentemente do parceiro comercial”, afirmou.

A pasta informou, ainda, que no primeiro trimestre de 2015 interceptou a presença de insetos vivos de Cydia pomonella (traça da maçã) em 15 carregamentos de pera e maçã importados da Argentina.

“Uma auditoria oficial do Brasil no sistema de mitigação de risco da Argentina estava programada para o mês de março, mas, a pedido daquele país, foi postergada para abril. Recentemente, o governo argentino solicitou mais uma vez o adiamento da auditoria”, informou o ministério.

O ministério disse também entender que é necessário manter a data anteriormente acordada para que seja possível inspecionar as plantas ainda no campo, considerando o período produtivo das lavouras.



Fonte: Globo Rural



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais